Conheça a história da Foto Parise, estúdio fotográfico mais antigo de Veranópolis

A Foto Parise, estúdio fotográfico mais antigo de Veranópolis e região, é o tema do #sextou de hoje!

O empreendimento iniciou suas atividades em 1953 com Elígio Parise e Rita Tedesco Parise. Elígio nasceu em 1931 no interior de Veranópolis, filho dos agricultores Giacomo e Ida Parise, profissão que também exerceu até os vinte e dois anos. Rita nasceu em 1936, filha de Eugenio Tedesco e Regina Chimento, ambos agricultores. Casaram-se em 1955, e tiveram cinco filhos.

A carreira de fotógrafo iniciou por acaso. Necessitando juntar dinheiro para casar, Elígio Parise resolveu fazer “um bico” como pedreiro junto com seu tio. Foi fazendo a calçada à frente da Foto Bridi que conheceu Plinio Bridi, que lhe convidou para ser seu assistente. Ali, trabalhou seis meses, sem nunca ter manuseado uma máquina fotográfica. Com pouca experiência, adquiriu o estúdio do fotógrafo, que lhe ensinou o básico em poucos dias, pois já necessitava fotografar a cerimônia de primeira eucaristia na Comunidade de Nossa Senhora da Paz.

Obteve muitos aprendizados com Olivo Ghiggi e Benjamim Perin, ia frequentemente para Caxias do Sul, no Studio Geremia, onde adquiria materiais, aprendia técnicas e, principalmente, trabalho com estúdio e iluminação.

Rita Parise, aprendeu e executou todos os serviços ligados ao laboratório, ao estúdio, ao fotografar e ao comércio, relembrando: “fotógrafo ganhava menos que um barbeiro”. Vieram os filhos, a renda precisava ser complementada, então Rita anexou ao estúdio livraria, papelaria e loja de presentes.

O casal encerrou as atividades por volta de 2004, mas o empreendimento continua sob os cuidados da família. Ao longo dos cinquenta anos de profissão, marcaram a vida da comunidade veranense e tornaram-se uma referência na região.

Quer conhecer mais sobre a história da fotografia em Veranópolis? Visite a exposição A imagem e o tempo: memória e fotografia nos 125 anos de Veranópolis.

Referências:

Foto: Elígio Parise e Rita Tedesco Parise, 1980c. Autoria não identificada. Acervo pessoal de Rita Tedesco Parise.

PARISE, Rita T. Rita Tedesco Parise (depoimento, 2021). Veranópolis, MUMVER, 2021-2022.

Informações e texto, Museu de Veranópolis.

Sair da versão mobile