Vice-prefeito de Canela renuncia por causa de divergências políticas e administrativas

A Câmara de Vereadores de Canela (Serra Gaúcha) recebeu carta de renúncia do vice-prefeito Gilberto Cezar (PSDB). No documento, ele atribui a decisão a divergências com o chefe do Executivo municipal, Constantino Orsolin (MDB), as informações são do Portal O Sul.

O afastamento desfez uma dobradinha político-administrativa eleita em 2017 e que conquistou o segundo mandato no pleito de 2020, com 79,8% dos votos. Ambos se manifestaram publicamente sobre o rompimento, por meio de declarações e entrevistas.

Gilberto Cezar, que completará 40 anos no dia 14 de julho, é advogado. Ele garante que ainda não definiu o seu futuro político – na cidade se cogita, porém, a hipótese de uma candidatura a prefeito em 2024.

Em suas redes sociais ele já alterou a descrição do perfil para “ex-vice-prefeito de Canela”. Os motivos que o levaram a deixar o cargo foi detalhada no documento que protocolou junto à Mesa Diretora do Parlamento. Confira o conteúdo na íntegra, a seguir.

Exposição de motivos

“Informamos que, a partir de hoje, estamos renunciando à honrosa função de Vice-prefeito de Canela. Agradecemos a confiança da população, mas depois de muito refletir concluímos que não há mais espaço para nós na atual Administração Municipal. Tomamos essa decisão com base em inúmeras discordâncias de gestão do atual governo, que tornam impossível a proposição das mudanças que Canela precisa neste momento.

Destacamos ainda o não cumprimento de várias ações do Plano de Governo, além dos princípios norteadores da condução político-administrativa que foi acordada e assinada por ambos partidos no protocolo de intenção de coligação como:

a) Transparência na relação política; b) Ação colegiada permanente; c) planejamento de metas e ações de curto, médio e longo prazo; d) Execução de ações com qualidade e eficiência; e) Gestão compartilhada; f) Participação dos partidos na composição do secretariado com a divisão dos espaços, postos e cargos e poder de decisão.

Infelizmente, não temos mais ambiente político para realizar um trabalho com eficiência e efetividade. Não possuímos sequer poder de decisão em relação às atitudes do Governo, mesmo quando estamos no cargo de Prefeito em Exercício, o que é um fator essencial para a realização da função.

Em relação à atual administração municipal, divergimos em vários projetos atuais bem como a mudança radical na maioria dos eventos, que se tornaram menores e alguns que, inclusive, deixaram de ocorrer contrariando o próprio plano de governo, além dos diversos episódios onde a polícia esteve em operação dentro da Prefeitura.

Além disso tudo, não temos mais espaço e nem estrutura para desenvolver o trabalho que gostaríamos dentro da prefeitura e muito menos poder de decisão para mudar o rumo daquilo que discordamos. Dentro dos princípios da boa gestão pública, especialmente no que se refere aos princípios legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, é inviável.

Para que um vice-prefeito possa desenvolver um trabalho a contento da sua comunidade há que se ter serenidade, respeito, apoio e confiança. Não existe mais confiança e respeito, que é condição básica para qualquer relação.

Entendemos que fizemos nossa parte dentro das limitações do cargo, em relação a atender a comunidade, buscar recursos, propor leis, ideias, representar o Executivo na ausência do prefeito, sempre com compromisso e respeito às leis, ao dinheiro público e a nossa comunidade.

Agora chegou a hora de nos despedirmos desse trabalho, até porque não podemos ficar onde não somos bem-vindos e onde não temos o apoio do comando, além de não ter sido respeitado pelo Prefeito o protocolo de coligação e o plano de governo em diversos aspectos o que de fato foi a razão maior da aliança.

Seguiremos ajudando Canela de outras formas e, mais do que nunca, pedimos a compreensão da população para que, juntos, possamos construir uma cidade melhor. Reafirmamos nosso compromisso com os cidadãos de Canela sempre contribuindo para o desenvolvimento de nossa cidade”.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.