Strùnfuli será a grande atração da Expo Bassano

Nova Bassano está se preparando para sediar a Expo Bassano, um evento multissetorial que promete encantar visitantes de todas as idades. Entre as diversas atrações, destaca-se o Strùnfuli, um doce típico da região que conquista paladares e carrega consigo uma rica tradição familiar.

Originário da Itália e trazido há mais de um século pelos imigrantes, o Strùnfuli é uma receita simples, mas repleta de amor e histórias. A iguaria consiste em pequenas bolinhas de massa doce frita, que são cobertas por uma deliciosa calda de mel no momento de servir.

Em Nova Bassano, muitas famílias mantêm a tradição de produzir o Strùnfuli, passando a receita de geração em geração. Dona Gelsa Pavan, uma das guardiãs desse doce saboroso, relembra com carinho os momentos em que a família se reunia ao redor da mesa para preparar a iguaria. Hoje, com a ajuda de amigas, Dona Gelsa mantém viva essa tradição, que proporciona boas risadas e muita conversa.

A Expo Bassano, que acontecerá de 19 a 21 de maio, será o local perfeito para os visitantes vivenciarem essa experiência única. Além de poderem se deliciar com o Strùnfuli, eles terão a oportunidade de participar da produção do doce juntamente com a comunidade local. O evento será realizado no Parque de Eventos da cidade e contará com mais de 150 expositores de diversos segmentos.

Claudia Cestonaro Sasso, presidente da Expo Bassano, destaca que a entrada será gratuita e que haverá uma variedade de atrações artísticas, sociais e culturais durante os três dias de evento. Um dos destaques será o show nacional com a renomada dupla Bruno e Marrone, que acontecerá no domingo, dia 21. Os ingressos para esse show podem ser adquiridos no site ingressonacional.com.br.

“Aguardamos um grande público, que possa vivenciar conosco e valorizar a representatividade que o Strùnfuli teve na formação de nossas famílias. Todos nós, em algum momento, lembramos do quão presente o doce esteve em nossas celebrações”, ressalta Claudia.

Além das delícias gastronômicas, a Expo Bassano terá a rainha Lara Prando Todeschini e a princesa Érica Maria Cavalheiro, representando a beleza e a tradição do município.

Se você deseja experimentar essa iguaria tradicional italiana, anote os ingredientes e o modo de preparo do Strùnfuli:

Ingredientes:

  • 1 xícara de farinha de trigo (140 gramas)
  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de fermento químico
  • 1 ovo
  • 1 xícara de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 xícara de mel (300 gramas)
  • 5 colheres de sopa de água
  • Raspas de laranja ou limão
  • 500 mililitros de óleo de girassol (para fritar)

Modo de preparo:

  1. Separe os ingredientes e certifique-se de que a manteiga está em temperatura ambiente. Você pode usar raspas de laranja ou limão, de acordo com sua preferência. Para fritar, utilize óleo de girassol novo e limpo.
  2. Em um recipiente, misture bem os ingredientes secos: farinha, açúcar, sal e fermento. Adicione o ovo e a manteiga.
  3. Misture e amasse até obter uma massa compacta e uniforme. Modele em forma de bola e deixe descansar por 10 minutos na bancada.
  4. Enquanto a massa descansa, prepare a calda de mel, misturando o mel, as raspas de laranja ou limão e a água em uma panela.
  5. Leve a panela ao fogo e deixe a calda ferver até atingir uma consistência levemente grossa. Em seguida, desligue o fogo e espere a calda esfriar.
  6. Pegue a massa do Strùnfuli e modele pequenos rolinhos, semelhantes ao preparo de nhoque. Corte em pedacinhos do tamanho de um grão de bico.
  7. Você pode deixar os pedacinhos cortados ou bolear a massa para que fiquem redondinhos. Enquanto bolea a massa, aqueça o óleo para a fritura.
  8. Frite as bolinhas de Strùnfuli em óleo quente até que fiquem levemente douradas.
  9. Após a fritura, escorra as bolinhas em papel toalha, para que fiquem bem sequinhas.
  10. Com a calda de mel já fria, finalize o doce: coloque as bolinhas fritas em uma tigela de servir e banhe-as com a calda de mel.

Agora é só saborear o delicioso Strùnfuli italiano! Buon appetito!

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.