STF vai decidir quem é dono da marca ‘iPhone’ no Brasil

Uma década de batalha judicial entre as empresas Gradiente, do Brasil, e Apple, dos Estados Unidos, sobre o direito de uso da marca “iPhone” no Brasil chegará ao fim com a decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O caso será julgado por meio do plenário virtual, uma plataforma em que os ministros depositam seus votos sem a necessidade de debate presencial. A votação terá início em 2 de junho e ficará aberta por 10 dias.

O conflito entre a Gradiente e a Apple teve início muito antes de ser levado aos tribunais. Em 2000, a Gradiente solicitou o registro da marca “Gradiente iPhone”, mas o processo só foi concluído em 2008.

Paralelamente, em 2007, a Apple lançou seu primeiro iPhone nos Estados Unidos, e o dispositivo chegou ao Brasil no ano seguinte. Com base nessa linha do tempo, a Apple obteve sucesso na anulação do registro conquistado pela Gradiente. Nas duas instâncias em que o pedido foi analisado, a empresa americana saiu vitoriosa.

No STF, o relator do caso é o ministro Dias Toffoli. Em 2020, o ministro sugeriu que as empresas buscassem um acordo extrajudicial. Desde então, foram realizadas pelo menos 20 reuniões nesse sentido, mas sem progressos significativos.

Caso a Gradiente vença, ela terá direito a receber uma comissão sobre cada iPhone vendido no Brasil. Caso contrário, a empresa fundada por Steve Jobs continuará com os direitos de uso da marca no território nacional.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.