Polícia Federal e Receita Federal unidas no combate à fraude fiscal em Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Porto Alegre

Na manhã desta terça-feira (16), a Polícia Federal e a Receita Federal deram início à Operação Gauteng, visando desmantelar uma organização criminosa especializada em fraudes fiscais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo.

Por meio do cruzamento de dados e o uso de informações de inteligência, a Receita Federal identificou indícios de que empresas fictícias, conhecidas como “noteiras”, emitiram aproximadamente 4 bilhões de reais em notas fiscais falsas, direcionadas a um grupo de empresas atuantes na cadeia de sucatas. Com base nessas informações, a Polícia Federal instaurou um inquérito em dezembro de 2021.

As investigações revelaram a existência de um esquema que emitia notas fiscais falsas com o intuito de obter benefícios fiscais no ramo de metais e sucatas, envolvendo diversas empresas em pelo menos quatro estados brasileiros. Foi constatado que várias empresas foram abertas em nome de “laranjas”, pessoas utilizadas como intermediárias, muitas delas beneficiárias do Auxílio Emergencial, e que movimentaram grandes quantias em contas bancárias.

Além das transações com sucatas, o operador do esquema também realizou transações bilionárias com notas fiscais de ouro. Há suspeitas de que essas transações estejam relacionadas a crimes como lavagem de dinheiro, extração ilegal de minérios, sonegação de impostos e outros delitos.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro, uso de documento falso e sonegação fiscal.

A operação mobilizou 280 policiais federais e servidores da Receita Federal, que cumpriram 59 mandados de busca e apreensão e ordens judiciais expedidas pela Justiça Federal. Os mandados visavam bloquear imóveis, contas bancárias e apreender bens identificados em posse da organização criminosa.

Confira os locais em que foram cumpridos os mandados de busca e apreensão:

Caxias do Sul/RS – 16 Bento Gonçalves/RS – 01 Porto Alegre/RS – 01 Joinville/SC – 04 Araquari/SC – 01 Lages/SC – 04 Balneário Camboriú/SC – 01 Pomerode/SC – 04 Jaraguá do Sul/SC – 01 Guaramimim/SC – 01 Braço do Trombudo/SC – 01 Barra Velha/SC – 02 Massaranduba/SC – 02 Schroeder/SC – 01 Curitiba/PR – 01 São Paulo/SP – 01 Ribeirão Preto/SP – 07 Jaboticabal/SP – 10 Total: 59

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.