Petrobrás anuncia nova política de preços para os combustíveis

A Petrobras anunciou uma mudança significativa na política de preços do petróleo e dos combustíveis nesta terça-feira (16). A partir de agora, a estatal brasileira não seguirá mais a paridade de preços com o dólar e o mercado internacional. Desde 2016, os preços dos derivados de petróleo, como gasolina e diesel, eram ajustados de acordo com as variações internacionais, sem intervenção governamental para garantir preços mais baixos.

Com a nova estratégia comercial, os reajustes dos preços serão feitos sem uma periodicidade definida, evitando o repasse da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio para os preços internos. A Petrobras utilizará duas referências de mercado: o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a própria empresa.

O custo alternativo do cliente considera as principais alternativas de suprimento, sejam elas fornecedores dos mesmos produtos ou produtos substitutos. Por sua vez, o valor marginal baseia-se no custo de oportunidade, levando em conta as diferentes opções disponíveis para a Petrobras, como produção, importação e exportação de produtos derivados de petróleo ou do próprio petróleo utilizado no refino.

Essa mudança proporcionará à Petrobras maior flexibilidade para praticar preços competitivos, aproveitando suas melhores condições de produção e logística e competindo com outros atores do mercado de combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores. Apesar disso, o comunicado da estatal não especifica a fórmula exata para o novo cálculo, não indicando o peso de cada fator.

Desde a campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vinha defendendo a “abrasileiração” dos preços dos combustíveis, buscando mecanismos para reduzir o impacto das oscilações internacionais do petróleo nos postos de combustível.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.