Meteorologista alerta para risco de chuvas fortes em regiões do Rio Grande do Sul nos próximos dias; acumulados podem chegar a 300 mm

De acordo com a previsão, divulgada pelo canal da MetSul no YouTube, as áreas de maior risco estão localizadas entre o Nordeste da Argentina, Oeste Gaúcho e área em torno do centro sul do Rio Grande do Sul, se estendendo até Costa Doce, litoral e Grande Porto Alegre.

A previsão é de chuvas fortes com acumulados de 150 a 300 milímetros em geral. Segundo a meteorologista Estael Sias, essa quantidade de chuva pode trazer alagamentos em áreas urbanas e rurais, além de risco de inundações e transbordamentos de rios importantes na região.

Algumas áreas, como Alegrete e São Borja, apresentam maior destaque e devem receber chuvas mais intensas. O boletim recomenda atenção especial a todos os municípios que ficam em parte da área central do estado, na região da Serra Sudeste, no Oeste Gaúcho, parte do Noroeste e Costa Doce, além da fronteira com o Uruguai.

A previsão foi baseada em um modelo de alta resolução rodado pela Metsul, que indica que a chuva deve perdurar até o próximo domingo. As imagens de radar e o monitoramento de raios também serão importantes para acompanhar o comportamento da chuva nos próximos dias.

Sair da versão mobile