Frente fria trará mais chuva intensa e risco de vendavais

A MetSul Meteorologia alerta que o processo de formação de um ciclone extratropical na altura do Rio da Prata – que não oferece risco ao Sul do Brasil – vai dar origem a uma frente fria que avançará pelo Rio Grande do Sul neste domingo com chuva localmente forte a intensa e potenciais temporais em que não se pode descartar o risco de vendavais, as informações são da Metsul.

Uma área de baixa pressão não muito profunda atua neste momento na província de Buenos Aires. O centro de baixa pressão se desloca para o Oceano Atlântico neste momento enquanto uma frente fria associada ao sistema se organiza sobre o Oeste o Sul do Rio Grande do Sul.

Ao mesmo tempo, com o aprofundamento da baixa pressão na costa da província de Buenos Aires e a aproximação da frente fria, uma corrente de jato se intensifica sobre o estado gaúcho, trazendo ar mais quente, o que vai deixar o dia abafado principalmente na Metade Norte do Rio Grande do Sul.

A frente fria traz chuva desde cedo em pontos do Oeste, do Centro e do Sul gaúchos neste domingo e que tende a ser localmente forte a intensa com trovoadas. No Norte e no Nordeste gaúcho, apesar da nebulosidade, podem ocorrer aberturas de sol com vento Norte e elevação da temperatura com maior abafamento.

No decorrer do dia, a frente se desloca lentamente pelo estado. Isso vai contribuir para altos volumes de chuva em setores do Oeste, do Centro e do Sul gaúcho, onde apenas neste domingo pode chover perto ou acima de 100 mm em algumas cidades.

No final do domingo, a instabilidade associada à frente já terá tomado conta de grande parte do território gaúcho com chuva na grande maioria das cidades e em diversos pontos com forte intensidade e acompanhada de trovoadas. Na madrugada da segunda, a frente alcança áreas mais ao Nordeste do estado.

A segunda-feira ainda começa com chuva, que pode ser forte em pontos do Leste e do Nordeste gaúcho, mas no decorrer do dia a frente fria se afasta e o tempo melhora com a presença do sol no Rio Grande do Sul. Será o ponto final em um período de oito dias seguidos com registro de chuva no território gaúcho e volumes extremos de precipitação.

ALERTA DE TEMPORAIS

O cenário que se esboça para este domingo traz preocupação com o risco de temporais no Rio Grande do Sul. O panorama de avanço de uma frente fria numa atmosfera aquecida e saturada de umidade com uma ciclogênese (formação de ciclone no Prata) é altamente propício para a ocorrência de temporais.

Chama atenção nas projeções computadorizadas como os modelos indicam uma significativa intensificação da instabilidade entre a tarde e noite deste domingo no deslocamento da frente com a organização de uma linha de temporais. É o caso do modelo alemão Icon. Como os mapas acima mostra, a linha se forma a partir do Oeste e chegaria até a região de Porto Alegre no seu deslocamento de Oeste para Leste.

Na passagem da frente e desta linha organizada de temporais há risco de tempo severo com chuva forte a torrencial com altos volumes em curto período, raios, granizo isolado e vento forte a muito forte. Preocupa a possibilidade que esta linha traga consigo algumas células de tempestade mais fortes capazes de gerar vendavais com rajadas perto ou acima de 100 km/h, logo com potencial de causar danos. A presença de uma corrente de jato (vento) em baixos níveis da atmosfera traz ainda um risco marginal de atividade tornádica, embora pouco elevado.

ENTENDA EM VÍDEO O RISCO DE TEMPO SEVERO

As últimas horas deste episódio de instabilidade que completará sete dias seguidos neste domingo no Rio Grande do Sul serão justamente os de maior risco de tempo severo. Até agora, a instabilidade trouxe chuva em grande quantidade e não tempestades, mas neste domingo o risco será tanto chuva volumosa quanto temporais. Veja no vídeo o cenário que se prevê para este começo de semana.

Os dados indicam que a frente fria perderia atividade ao se deslocar por Santa Catarina e o Paraná, assim que não se antecipa para os dois estados o cenário de chuva excessiva e de fortes tempestades como se projeta para o Rio Grande do Sul. O maior risco de tempo severo vai se concentrar no território gaúcho, embora não se afaste episódios muito isolados nos demais estados do Sul do Brasil.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.