Fenômeno da Lua Negra ocorre nesta sexta-feira (19) e fascina observadores do céu

Nesta sexta-feira, os entusiastas da astronomia terão a oportunidade de testemunhar um evento fascinante: a Lua Negra. Esse fenômeno ocorre quando a Lua não é visível no céu noturno, devido à sua posição em relação à Terra e ao Sol.

Durante a Lua Negra, o lado escuro do satélite está voltado para o nosso planeta, enquanto o lado iluminado está de frente para o Sol. Essa configuração ocorre durante a fase nova da Lua, quando ela está alinhada entre a Terra e o Sol, tornando-se praticamente invisível no céu.

Embora o termo “Lua Negra” não seja uma designação astronômica oficial, ele é usado para descrever diferentes situações da fase nova. Em média, a Lua Negra pode ocorrer duas vezes em um mesmo mês a cada 29 meses. Também pode acontecer quando uma estação possui quatro fases novas, sendo que a terceira delas é chamada de Lua Negra.

Curiosamente, a ocorrência da Lua Negra pode seguir um padrão de aproximadamente 19 anos, em média, durante um mês de fevereiro em que não ocorra a fase nova. Isso resulta em duas luas novas em janeiro e março. Após esta semana, o próximo evento de Lua Negra está previsto para dezembro de 2024.

O fenômeno da Lua Negra desperta o interesse e a curiosidade de muitos, oferecendo uma oportunidade única para contemplar a magia do universo. Portanto, aproveite esta ocasião para olhar para o céu e admirar a sutileza desse evento celestial.

Acompanhe as atualizações e descobertas sobre o universo astronômico, pois ele continua a nos surpreender com sua grandiosidade e beleza.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.