Estado mantém vigilância intensificada sobre a influenza aviária após decretação de emergência zoossanitária no país

A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) tem intensificado a vigilância sobre a disseminação da influenza aviária no Estado. Na segunda-feira (22/5), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) decretou estado de emergência zoossanitária no Brasil pelo período de 180 dias, após a detecção de sete casos da doença, que tem alta patogenicidade. Foram confirmados seis casos no Espírito Santo e um no Rio de Janeiro.

“Esse é um protocolo estipulado para os países membros da Organização Mundial de Saúde Animal quando há ocorrência de enfermidades de notificação obrigatória, como é o caso da influenza aviária”, explica a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal da Seapi, Rosane Collares. 

O Serviço Veterinário Oficial do Rio Grande do Sul já realizou 2.295 ações de vigilância ativa desde janeiro de 2023. Estima-se que 1,82 milhão de aves foram observadas. Também foram realizadas 1.680 ações de educação sanitária, com alcance estimado de 949 mil pessoas. Nas ações de vigilância ativa, houve cinco suspeitas fundamentadas, mas todas já estão descartadas.

“Aqui no Rio Grande do Sul, seguimos com a vigilância ostensiva bastante intensificada e com o monitoramento e avistamento de aves. Estamos trabalhando para que, no caso de ocorrência no Estado, a detecção seja precoce e para que possamos agir o mais rápido possível”, ressalta Rosane. 

A vigilância passiva recebeu 72 notificações de casos suspeitos, com coleta de amostras em 15 dessas ocorrências. Todos os laudos foram negativos para influenza aviária.

O documento que decreta o estado de emergência zoossanitária no Brasil prorroga, por tempo indeterminado, o que foi disposto na portaria ministerial 572, de 29 de março: a suspensão de feiras e exposições de aves em todo o território nacional e o recolhimento de aves criadas livremente em abrigos telados, sem acesso aos piquetes.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.