Escolas de Veranópolis realizam Semana Municipal do Brincar

O brincar é uma prática diária, pedagógica e curricular nas escolas veranenses. Todavia, o fato de se ter a Semana Municipal do Brincar, enfatiza e valoriza a importância deste ato para toda a comunidade Veranense, oportunizando a reflexão da importância de brincar, o quanto mais livre, melhor e, principalmente, longe das telas.

Anualmente, na última semana do mês de maio, as escolas da rede municipal participam da Semana do Brincar, inspirados na Semana Mundial do Brincar que, neste ano, acontece de 20 a 28 de maio de 2023. A temática brasileira deste ano é “A Natureza no Brincar”, isso quer dizer que o brincar é repleto de espontaneidade e liberdade e, de acordo com Letícia Zero, da Aliança pela Infância, “o brincar é a linguagem da criança e vai muito além da brincadeira com começo, meio e fim. Da mesma forma, olhamos para onde está a natureza no brincar, esse brincar livre que é maneira de se relacionar com a natureza e construir uma relação de respeito com ela.”

Dessa forma, A Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude de Veranópolis, juntamente com os educandários municipais, têm planejado para esta semana propostas diferenciadas, envolvendo desde experimentações e contextos investigativos para bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, além de explorações em áreas verdes, explorações de brincadeiras culturais, cantigas de roda e, para os maiores, jogos coletivos. 

Acompanhe nas redes sociais das escolas, como será esta semana para as crianças e alunos.

Ressalta-se que as ações enfatizando o brincar dentro das escolas acontecem durante o ano todo, principalmente na Educação Infantil, partindo do princípio que o brincar é um direito de aprendizagem que deve ser garantido para todas as crianças em creche ou pré-escola, como consta na Base Nacional Comum Curricular. Mas o importante desta semana, em especial, é a sensibilização da importância do brincar na infância, não só dentro da escola, mas principalmente, fora dela. 

Assim, o maior desafio dos adultos: educadores, pais, responsáveis, familiares e também, gestores municipais, é garantir este direito de permitir que as crianças tenham este espaço para brincar, bem como, tenha adultos que olhem para ela, brinquem junto, permitam à criança se desenvolver integralmente numa relação de presença, criando oportunidades para que o brincar aconteça em todo lugar e a todo o momento, pois o brincar é a principal tarefa das crianças.

Fotos: SMED – EMEIS

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.