Escola Profª Virgínia Bernardi Etapa Pré-Escolar recebe novo mobiliário

A Escola Virgínia Bernardi em 2023 passou a integrar a rede municipal de ensino, sendo administrada pela Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria de Educação, Esportes, Lazer e Juventude, passando a atender as turmas finais da Educação Infantil.

Assim, conforme as diretrizes político-pedagógicas das Escolas de Educação Infantil da Rede Municipal, ao trazer o conceito de espaço e assumi-lo como uma diretriz, cria-se um local que vise a promoção da educação e que estimule a criatividade, onde o centro das atividades é a criança. Esse espaço precisa ser compreendido, planejado e organizado esteticamente para acolher a peculiaridade da ação das crianças pequenas em diálogo e articulação com a concepção de espaço vinculada a geografia da infância. Com esse foco, a Secretaria Municipal de Educação iniciou a tramitação para compra do mobiliário  para a EMEI Profª. Virgínia Bernardi – Etapa Pré-Escolar, através de produtos em madeira, testados e aprovados com alto padrão de acabamento e segurança.

Neste semestre, a EMEI Virgínia Bernardi – Etapa Pré-escolar, recebeu os móveis e equipou suas seis salas de referência e espaços para brincar, numa proposta centrada na criança, que é o seu público de trabalho. As salas, organizadas pelas educadoras e equipe gestora, proporcionam a interação, a brincadeira, o aprendizado, as experiências e a autonomia da criança na sua jornada escolar.

A escola de educação infantil, como espaço físico e simbólico, tem potencial para ser um lugar de acolhimento e hospitalidade. O espaço é uma dimensão da vida humana e este enlace de sentidos provoca o pensar acerca de uma educação de qualidade, a qual está vinculada com a qualidade de vivências espaciais que cotidianamente podem ser ofertadas às crianças. Dessa forma, a criança pode expressar seu potencial e curiosidade, explorar e pesquisar com autonomia, seja individual ou em pequenos grupos, com outras crianças ou com o adulto, construir sua identidade a partir da autonomia e autoconfiança praticada cotidianamente, ser capaz de comunicar e desenvolver projetos com outros, confiar que sua identidade e privacidade são respeitadas por aqueles que fazem parte do seu convívio diário, além de se sentir apoiada em suas aprendizagens e projetos, conforme seus interesses e necessidades.

Confira nas fotos os novos espaços da EMEI Prof. Virgínia Bernardi.

Sair da versão mobile