Em Missa solene, Cristian Fabiani é ordenado padre da Diocese de Caxias do Sul

O povo de Deus de diversas paróquias da Diocese de Caxias do Sul lotou a Igreja Matriz Cristo Rei, em Bento Gonçalves, na tarde deste domingo, 21 de maio, para a ordenação presbiteral do diácono Cristian Fabiani. O jovem de 26 anos recebeu o sacramento da Ordem, no segundo grau, em celebração presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon.

Além do expressivo número de fiéis que veio das comunidades da Paróquia Cristo Rei e demais paróquias de Bento Gonçalves, ônibus e vans também vieram das paróquias São João Batista e Santo Antônio, ambas em Nova Prata, onde Cristian atuou como seminarista, diácono e, agora, como sacerdote. Grupos de Caxias do Sul e de outros municípios da Diocese também participaram da celebração.

A ordenação teve transmissão pelas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul e da Paróquia Cristo Rei, além de uma rede de rádios de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha e Nova Prata. Centenas de pessoas puderam acompanhar a Missa solene pelas plataformas digitais. Igualmente numerosa foi a quantidade de padres, diáconos, religiosos, religiosas e seminaristas das dioceses de Caxias do Sul, Montenegro, Porto Alegre e Erexim.

Cristian é natural de Bento Gonçalves e iniciou sua caminhada formativa como integrante do Seminário Familiar (hoje Grupo Vocacional) em sua cidade natal, sendo o primeiro padre fruto do Grupo Vocacional, não tendo realizado seus estudos de Ensino Médio no Seminário Aparecida, mas permanecido em casa, com sua família. No ano de 2014 ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, na etapa do propedêutico. De 2015 a 2017, residindo na mesma casa, cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), etapa do Discipulado.

Entre 2018 e 2021, na etapa da Configuração, fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Em 2022 realizou seu ano pastoral nas paróquias São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata, e Santo Antônio do Rio Branco, tendo sido ordenado diácono em 13 de novembro, na Igreja Matriz da Paróquia São João Batista e Santuário Nossa Senhora Aparecida. No mês de julho de 2022, Cristian fez sua experiência missionária na Missão Jovem promovida pela CNBB na prelazia do Alto Xingu-Tucumã, no Pará.

Em sua homilia, o bispo diocesano, Dom José Gislon, salientou que a vocação do padre é cuidado e amor ao povo de Deus. “O estar com Jesus e ser enviado, sair e conhecer pessoas, são duas coisas que se correspondem e, juntas, são o coração da vocação ao sacerdócio. O sacerdote precisa amar e estar com o Senhor: escutar e falar com ele. O padre diocesano identifica-se, tipifica-se, solidifica-se com a compreensão que a sua diocese é um lugar sagrado e, por ela, deve dar a vida”.

Após a homilia, Cristian fez seu propósito e prometeu obediência diante do bispo. Logo depois, se prostrou ao chão, em sinal de despojamento e entrega, ao passo que toda a igreja cantava a ladainha de todos os Santos, pedindo a intercessão da Igreja Celeste sobre o eleito para o sacerdócio. Feita a prece de ordenação e tendo o bispo feito a imposição das mãos sobre o neosacerdote, ele recebeu a estola presbiteral e a casula. Findado o momento da vestição, Dom José Gislon ungiu-lhe as mãos e lhe deu o abraço da paz, seguido dos demais padres.

Cristian escolheu como lema presbiteral o versículo 4 do Salmo 110: “Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedec”. A ordenação aconteceu nas comemorações do centenário sacerdotal de Bento Gonçalves, sendo o jovem o padre de número 70 que o município dá à Igreja, tanto diocesanos quanto religiosos.

O novo padre expressou sua alegria em dar seu “sim” à Igreja neste 3º Ano Vocacional do Brasil. “Obrigado, Senhor, por ter me dado a graça de seguir este caminho. Hoje, dia 21 de maio, pela tua graça, pela vontade da Igreja e por meu desejo, me consagraste para ser teu amigo mais de perto e prolongar no mundo a tua ação de Bom Pastor. Ajuda-me para que possa ser um bom padre, muito humano: com os pés no chão e o coração lá no alto”, salientou.

Ao final da celebração, o padre Cristian recebeu oficialmente a provisão de nomeação do bispo diocesano. Como sacerdote irá continuar atuando, agora com a função de vigário paroquial, junto às paróquias de Nova Prata.

Fotos: Merlo Fotografias e Ascom Diocese de Caxias do Sul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.