Cooperados da Vinícola Aurora recebem qualificação sobre condições de trabalho nas propriedades

A partir desta quarta-feira (24), a Cooperativa Vinícola Aurora dará início a uma intensificação da verificação e qualificação das condições de trabalho nas propriedades das 1.140 famílias associadas. Essa ação faz parte do novo programa de Boas Práticas Agrícolas (BPA), que está sendo implementado com o objetivo de orientar a atividade dos viticultores de acordo com as normas de trabalho digno estabelecidas pelas convenções da Organização Internacional do Trabalho.

As visitas de verificação tiveram início na última semana e estão sendo realizadas pela equipe de assistência técnica da cooperativa, que concluiu um treinamento de capacitação no dia 12 para a implementação prática do programa. Inicialmente, eles fornecerão aos cooperados um guia contendo informações sobre tratamento digno, remuneração e jornada de trabalho, ambiente seguro e alojamento adequado, trabalho infantil, forçado ou obrigatório, e contratações em conformidade com a legislação trabalhista.

Felipe Bremm, engenheiro agrônomo e consultor contratado pela Cooperativa Vinícola Aurora para coordenar a implementação do BPA, destaca a importância do Guia de Implementação do Trabalho Digno, desenvolvido em conjunto com a cooperativa, que servirá como apoio para a equipe técnica. Ele afirma que todas as famílias de cooperados serão visitadas nos próximos três meses e que, até o final do ano, todos terão ajustado suas atividades para garantir total conformidade com as exigências do manual.

“Antes do período de safra, todos os produtores terão concluído essa etapa crucial, que diz respeito ao trabalho nas propriedades. Isso faz parte de uma jornada de sustentabilidade do processo produtivo, de transparência e de mostrar ao público como a matéria-prima é produzida, de forma ética, inclusiva e com máximo respeito ao trabalhador”, afirma o consultor.

Bremm lembra também que, em abril, os cooperados participaram de encontros nos quais receberam orientações sobre a legislação trabalhista, fornecidas pelo escritório Cabanellos Advocacia.

Após a inspeção nas propriedades, que ocorrerá até agosto, serão feitos acompanhamentos para garantir que todas as melhorias necessárias sejam implementadas, de modo que todos os produtores estejam em conformidade com as normas internacionais que regem as condições dignas de trabalho.

Aperfeiçoamento de processos em andamento

Neste ano, a Cooperativa Vinícola Aurora tem implementado uma série de melhorias, desde a gestão interna até o acompanhamento das atividades nas propriedades rurais. A empresa estabeleceu uma parceria com a Escola de Negócios da PUC Paraná para aprimorar o plano de compliance e os processos internos. Paralelamente, foi criado um programa de desenvolvimento em ESG (Environmental, Social and Governance), com foco em governança, sustentabilidade e responsabilidade social.

No mês de abril, a cooperativa iniciou o novo Programa de Boas Práticas Agrícolas (BPA), oferecendo treinamento e conscientização sobre direitos humanos e trabalhistas. No início de maio, uma série de encontros foi realizada com os funcionários, abordando desde a segurança e saúde no trabalho até aspectos motivacionais e de pertencimento à organização. No mesmo mês, 48 produtores cooperados receberam a certificação do Programa Alimento Seguro Uva para Processamento (PAS Uva), em reconhecimento à implementação do BPA em suas propriedades rurais.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.