Casa Lar São Francisco de Veranópolis será ampliada; confira imagens do projeto

Na última quinta-feira, dia 25 de maio, foi realizada a apresentação do projeto de ampliação e reforma da Casa Lar São Francisco, localizado no bairro São Peregrino em Veranópolis.

O projeto foi realizado pela empresa Postal Engenharia e Construções, em parceria com o escritório LS Arquitetura, vencedores do processo de licitação realizado pela Prefeitura de Veranópolis, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, através do Fundo Municipal do Idoso e teve coordenação da Assessora Técnica, Joanna Peruffo. Atendendo às demandas do termo de referência, o projeto conta com amplas salas de atividades, piscina térmica, pátios externos com áreas de lazer e arborização, espaços de serviço, além de quartos adaptados e preparados para melhor aconchego e cuidados de saúde dos longevos. 

A intervenção de reforma da Casa Lar São Francisco visa ampliar a demanda com mais 20 vagas, além das 36 já oferecidas, para residentes e criar mais 15 vagas para o Centro Dia, um novo serviço a ser oferecido à comunidade dentro das instalações da Casa, como se fosse uma creche para os idosos passarem o dia.

As ações de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa são compromisso e marca desta Administração Municipal, que atua com responsabilidade e competência no fomento e na preservação dos títulos de Terra da Longevidade e Cidade Amiga do Idoso.

Sociedade Beneficente São Francisco é a mantenedora da Casa Lar São Francisco de Veranópolis

A Sociedade Beneficente São Francisco, é uma entidade assistencial sem fins lucrativos que presta assistência integral a idosos que necessitam de atendimento para manter sua saúde e bem-estar, aumentando assim sua qualidade de vida.  Esta entidade é a mantenedora da Casa Lar São Francisco, situada na Rua Frei Ignácio Curtarelli 235, Bairro São Peregrino, em Veranópolis.

Em março de 2012, a Casa Lar São Francisco iniciou suas atividades em uma área ampla e moderna disponibilizada pela Prefeitura Municipal de Veranópolis para atender os idosos do município e da região. 

Atualmente conta com 36 leitos, nas seguintes condições: 19 leitos contratualizados com a rede municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade, e 17 leitos particulares. A Casa Lar atende os idosos dentro de todas as exigências dos órgãos de fiscalização, com recursos humanos capacitados para prestar o melhor atendimento biopsicossocial aos idosos.

Necessidade de ampliação e oferta de serviços

Diante do aumento expressivo da demanda em acolher idosos na casa, a ampliação e reforma da estrutura existente passou a ser um dos temas de discussão da Entidade e do Poder Público. Assim, a Prefeitura Municipal realizou a aquisição de um novo terreno na Rua Bento Gonçalves da Silva, localizado aos fundos do prédio existente, e a partir deste momento, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social Habitação e Longevidade, através do Fundo Municipal do Idoso iniciou o processo de contratação de Projeto Arquitetônico e Complementares, sob a coordenação da Assessora Técnica Joanna Peruffo.

A empresa Postal Engenharia e Construções, contratada por meio de processo licitatório, em parceria com o escritório LS Arquitetura, apresentaram no dia 25 de maio, o anteprojeto de ampliação e reforma da Casa Lar São Francisco.

Um projeto arrojado e funcional, para melhor atender e adequar às necessidades dos residentes e equipes de trabalho. Com amplas salas de atividades, piscina térmica, pátios externos com áreas de lazer e arborização, quartos adaptados e preparados para melhor aconchego e cuidados de saúde. Um posto de enfermagem centralizado, com dispensação de medicamentos segura e controlada, além de lavanderia industrial, cozinha e refeitório ampliados. A ampliação e a reforma a serem realizadas na instituição visam atender a demanda reprimida do Município, com ampliação de 20 vagas para residentes, e ofertar nova modalidade de atendimento, denominada Centro Dia.

Dentre as diversas modalidades de atendimento previstas na Política Nacional de Assistência Social e na Política Nacional do Idoso, está previsto o Centro Dia que se caracteriza como um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos que possuam limitações para a realização de atividades para a vida diária, cujas famílias não tenham condições de prover esses cuidados durante todo o dia ou parte dele. Pretende-se para essa modalidade a criação de 15 vagas. Essas vagas devem ser ocupadas por idosos que não são internos da Casa Lar São Francisco, embora todos os internos possam participar das ações desse programa.

O Centro Dia é um serviço que será ofertado dentro das novas instalações da instituição de longa permanência que visa à integração social e o uso de serviços de proteção e aprendizado já ofertados pelo Lar São Francisco, onde o idoso permanece durante o dia, retornando às suas famílias à noite.

Hoje, as instalações da instituição para os longevos possuem 793,96m² de área construída. A ampliação com mais 1.132,47m² de área construída, passando a ter 56 vagas para residentes e 15 vagas para Centro Dia.

Veranópolis destaca-se por esta longa e promissora expectativa de vida, portando os títulos: Terra da Longevidade e Cidade Amiga do Idoso. As ações de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa perpassam pela prevenção, garantia de direitos e promoção a sua vida longeva, sendo assim, pensar no futuro e cuidado do idoso torna-se um grande compromisso da Gestão Municipal e da sua pasta, destaca Fabiane Parise, Secretária de Desenvolvimento Social, Habitação e Longevidade.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.