Canal de umidade intensificará a chuva no Rio Grande do Sul

Segundo a MetSul Meteorologia, um canal de umidade vindo da região Amazônica até o Rio Grande do Sul trará chuvas intensas para o estado neste final de semana. Espera-se que diversas áreas do território gaúcho registrem volumes elevados de precipitação, com os dois períodos mais instáveis ocorrendo entre sexta e sábado e, depois, entre domingo e segunda.

De acordo com a MetSul, algumas cidades poderão ter chuva equivalente a duas vezes a média histórica de maio em apenas três dias. As imagens do satélite meteorológico GOES-16 mostraram o Rio Grande do Sul coberto por nuvens, com áreas onde a nebulosidade poderá gerar precipitação localmente forte e até intensa em curtos intervalos.

A área de menor pressão atmosférica favorece a condição de instabilidade, e o avanço de ar quente do Norte contribui para a formação de nuvens mais carregadas e a intensificação das chuvas no RS. Conhecidos como rios atmosféricos, esses canais de umidade podem se estender até o Centro-Oeste e Sudeste, promovendo um verão chuvoso em muitas áreas do Brasil Central. Esse é o primeiro canal de umidade deste outono a chegar ao Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile