Cães policiais reforçam policiamento em Caxias do Sul para combater crimes

Com uma redução inédita nos principais indicadores criminais de Caxias do Sul, o Comando do 12º Batalhão de Polícia Militar está determinado a não recuar no combate à criminalidade. Nesta semana, foi implementada a Patrulha K9, composta por policiais militares especializados em cinofilia do 12º BPM e seus cães policiais, que são referência para os canis de outras Polícias Militares do país.

Segundo o Tenente Coronel Ricardo Moreira de Vargas, Comandante do 12º BPM, a principal missão da Equipe do CANIL é complementar o policiamento ostensivo em atividades de segurança pública. “O emprego do cão na atividade policial militar, tanto preventiva quanto repressiva, otimiza recursos, reduz o uso da força diferenciada e diminui o risco de confrontos entre policiais e infratores”, afirma o Comandante. Ele acrescenta que o CANIL do 12º BPM conta com cães especializados em farejamento, o que permite ampliar o alcance da Brigada Militar no combate ao tráfico de drogas na cidade. Os cães farejadores serão utilizados em locais e horários previamente identificados pelo serviço de Inteligência do batalhão.

O Sargento Funck, que atua no Canil do 12º BPM há 16 anos, destaca o papel crucial dos cães em diversas ocorrências, como detecção de entorpecentes, operações de choque e busca e captura. Atualmente, o Canil da Unidade conta com uma equipe de doze policiais altamente capacitados e 11 cães policiais das raças Pastor Alemão, Pastor Belga Malinois e Rottweiler, com uma média de quatro anos de idade. Os policiais militares possuem especialização em áreas essenciais, como cinofilia, cinotecnia e treinamento de cães de guerra.

O Major Flori Chesani Júnior, SubComandante do 12º BPM, destaca que o emprego tático do CANIL faz parte de uma série de ações e operações planejadas e executadas para melhorar a atuação preventiva e visual da Brigada Militar em Caxias do Sul, visando evitar a ocorrência de crimes. O Oficial ressalta ainda que a equipe do CANIL também realiza atividades de proteção e integração com a comunidade escolar, transmitindo segurança e alegria para alunos, professores e funcionários. O Canil do 12º BPM está localizado na 3ª Companhia Especial, que também conta com a Força Tática, a ROCAM e o Policiamento Montado.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.