PF prende 19 suspeitos de ‘ressuscitar’ mortos e inventar idosos, em fraude do INSS

Dezenove pessoas foram presas preventivamente nesta terça-feira (25) no Rio de Janeiro, durante a Operação Metamorfose, deflagrada pela Polícia Federal. Os suspeitos são acusados de fraudar benefícios previdenciários e assistenciais. A ação contou com o cumprimento de 18 mandados de busca e apreensão e determinação do cancelamento das contas bancárias utilizadas pelos criminosos.

Durante as investigações, foi identificado que diversos benefícios de pensão por morte e do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para idosos carentes estavam em nome de pessoas fictícias, falecidas ou hipossuficientes. Para isso, os integrantes da organização criminosa habilitavam-se como procuradores e agiam como representantes legais dos beneficiários inexistentes.

Além disso, os criminosos também se apresentavam perante o INSS como se fossem outra pessoa, visto que alguns integrantes da quadrilha forjaram a própria identidade. Uma vez concedido o benefício, os criminosos abriam contas em agências bancárias, sacavam eventuais valores retroativos e retiravam o cartão magnético para saques futuros.

Segundo a Coordenação de Inteligência Previdenciária (Coinp), a atuação da quadrilha já causou à Previdência Social um prejuízo da ordem de R$ 8 milhões, podendo alcançar R$ 12,3 milhões caso os criminosos continuassem recebendo os benefícios.

Os acusados responderão pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, falsificação de documentos públicos e uso de documentos falsos, podendo chegar a uma pena máxima de 27 anos de reclusão.

A operação recebeu o nome de Metamorfose pelo modo de atuação da quadrilha, que adulterava a identidade dos criminosos, como uma espécie de metamorfose. A Força-Tarefa Previdenciária é integrada pelo Ministério da Previdência Social, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, que atuam em conjunto no combate a crimes estruturados contra o sistema previdenciário. A Coordenação de Inteligência Previdenciária é responsável por detectar e analisar os indícios de crimes e fraudes organizadas.

Com informações do Portal R7.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.