Ministério da Saúde anuncia a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza; Veranópolis terá roteiro de vacinação no interior

O Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estaduais e Municipais da Saúde, anuncia que a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ocorrerá no período de 10 de abril a 31 de maio de 2023. A influenza é uma infecção viral aguda, altamente transmissível e que afeta o sistema respiratório.

A vacinação é uma medida eficaz para minimizar a carga da doença e prevenir complicações decorrentes dela, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde.

Os grupos prioritários que receberão a vacina são as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores e demais funcionários das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso e trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Todos os postos de saúde estarão realizando a imunização, no horário de atendimento de cada unidade. Em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com a ESF de sua referência.

Além disso, a Secretaria de Saúde disponibilizará equipes de vacinação para as comunidades do Interior no dia 10 de abril (segunda-feira). Esses postos volantes vacinarão somente as pessoas que estiverem nos salões das comunidades. Todas as pessoas devem vir com a carteira de vacinação para o registro da dose a ser administrada, bem como um documento de identificação comprovando a idade, confira o roteiro?

A vacinação é uma forma de proteger a população contra a influenza, e a participação dos grupos prioritários é fundamental para a redução da doença e das complicações associadas a ela.

Sair da versão mobile