Lei Municipal garante ingresso gratuito para pessoas com deficiência na XI Femaçã

O evento também conta com tradução em Libras, cadeiras de rodas à disposição e espaços adaptados

A Festa Nacional da Maçã (FEMAÇÃ) e Feira Agroindustrial que acontece em Veranópolis até 23 de abril, no Parque de Exposições José Bin, conta com estrutura acessível às pessoas com deficiência.

Conforme a Lei Municipal nº 5.829/2010, esse público dispõe de ingresso gratuito para acesso ao parque. O bilhete pode ser retirado na entrada da festa. Não é preciso reservar, apenas procurar pelo benefício na data em que a pessoa desejar fazer a visita. O acompanhante não ganha cortesia. Para assistir aos shows, é necessário entrar em contato pelo WhatsApp (54) 99603-4953 e apresentar a Lei para solicitar o ingresso.

Principais atrações contam com interpretação em LIBRAS | Foto: Transmissão Studio

Visitas guiadas para pessoas com deficiência visual ou deficiência auditiva podem ser feitas por monitores sociais e intérpretes de LIBRAS que estão na entrada do parque. Também há estacionamento e banheiros acessíveis para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. A organização da XI Femaçã dispõe de quatro cadeiras de rodas, sendo duas comuns, uma para obeso e outra para pessoa com paralisia cerebral. Não haverá restrição de tempo de uso, sendo solicitada apenas a devolução ao final.

Cadeiras de rodas estão à disposição na entrada do evento | Foto: Laura Tedesco Bressan/Studio

A mobilização para que a lei fosse colocada em prática foi uma iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – COMPED, que trabalha também para a divulgação dessa informação, uma vez que a Lei é um diferencial do município de Veranópolis. A presidente do Conselho, Eleni Tavares da Paixão, defende que a lei seja executada por entender que há muitas pessoas com deficiência que não necessitam de acompanhantes, e que são autônomas, desde que os espaços comuns proporcionem condições para essa autonomia. “Nós temos diversas deficiências visíveis e invisíveis, e se os espaços tiverem mobilidade, com rampas, banheiros adaptados, as pessoas com deficiência conseguirão essa independência“, defende.

No decorrer dos sete dias de programação, a XI FEMAÇÃ oferece atrações culturais, artísticas, esportivas e gastronomia local, além de expositores em diversos segmentos, como artesanato, comércio, indústria, máquinas, veículos e implementos agrícolas.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.