Suspeito de matar e estuprar proprietária de brechó é preso pela Polícia Civil de Farroupilha em Santana do Livramento

O suspeito de matar, a proprietária de um brechó, Ana Diva Chaves da Silva, 64 anos, foi preso pela Polícia Civil de Farroupilha na última sexta-feira, 17, em Santana do Livramento.

Acompanhe a ocorrência policial

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Farroupilha, elucida o caso e prende o suspeito da morte e estupro de uma idosa de 64 anos encontrada no sábado, 11, dentro do próprio estabelecimento comercial (brechó) no Centro de Farroupilha. A prisão ocorreu por meio dos policiais civis de Farroupilha na noite da última sexta-feira na Cidade de Santana do Livramento, para onde o suspeito evadiu após crime. Apesar de a prisão ter ocorrido na última sexta, o fato não foi divulgado antes visto que durante o final de semana foram realizadas as últimas diligências e eventual publicidade poderia ser prejudicial.
Síntese do fato

No início da tarde de sábado (11/03), uma mulher, de 64 anos, identificada pela Polícia Civil como Ana Diva Chagas da Silva, foi encontrada morta, dentro do próprio local de trabalho, um brechó situado no centro de Farroupilha. No mesmo dia iniciaram-se as investigações e até quarta-feira (dia 15/03) o caso foi desvendado e no mesmo dia representado ao Poder judiciário pela Prisão Preventiva do suspeito, sendo deferida a prisão na Quinta-feira, data em que uma equipe de Policiais Civis da Delegacia de Polícia Farroupilha deslocaram para Santana do Livramento, local para onde o suspeito evadiu, e após mais de 24 horas ininterruptas de buscas naquela Cidade o suspeito foi localizado e preso.

Conforme apurado na investigação policial, o suspeito já tinha frequentado o brechó da vítima em outras ocasiões acompanhado de uma amiga para fins de realizarem compras, portanto, ele já conhecia o ambiente.

No dia 10/03 (sexta-feira) o suspeito foi até o local com a intenção inicial era a de comprar uma camiseta, porém acabou mudou o desiderato e cometeu uma série de delitos: segue a sequência dos fatos.
i) Às 12h21min07s do dia 10/03/2023, o suspeito entra no brechó pela primeira vez, porém já havia uma terceira pessoa (cliente) realizando compras e nada aconteceu, tanto que as 12h52min ambos saem de dentro do estabelecimento e às 12h52min51s a vítima fecha o brechó para almoçar.
Às 13h30min16s do dia 10/03/2023 a vítima sai do brechó e vai até a loja de roupas que fica no térreo, retornando em seguida.
Às 13h35min38s do dia 10/03/2023, o suspeito (trajando camiseta vermelha) retorna ao brechó, desta vez sozinho.
Ele entra no Brechó e começa a conversar com a vítima na pretensão de comprar uma camiseta. Em determinado momento ele observa o telefone celular dela e então surge a intenção de roubar o aparelho, contudo temendo que ela poderia acionar a polícia, decidiu matar a vítima para ocultar ou assegurar a impunidade do crime patrimonial, agindo da seguinte forma: enquanto a vítima estava distraída, ele a agarrou pelo pescoço (deu uma “gravata”) estrangulando-a até que desmaiasse; com a vítima inconsciente ao solo, foi até a cozinha (situada em uma repartição do brechó) pegou uma “faca de mesa” e desferiu aproximadamente 03 golpes (estocadas) no pescoço e um na barriga da vítima. Não satisfeito, pegou uma banqueta que estava ao lado de onde o corpo da vítima tinha caído e proferiu mais alguns golpes com o objeto na cabeça dela.

Às 14h34min do dia 10/03/2023 o suspeito desce até a porta do brechó e fica observando o movimento, fechando a porta às 15h06min50s quando retorna até onde estava o corpo da vítima, momento em que, utilizando a mesma faca que a matou, cortou a calça e a calcinha de modo que a genitália ficou exposta e introduziu seu órgão sexual na vagina da vítima. Após isso, o suspeito troca de camiseta, pegando uma camiseta cor cinza do brechó e deixa o local às 15h48min41s levando consigo o celular da vítima, uma bola de basquete que estava no brechó e a chave do estabelecimento. O suspeito sai caminhando em direção à Av. Pedro Grendene e vai até o Parque dos Pinheiros, onde permanece por algumas horas.

Às 19h03min26s do mesmo dia, o suspeito retorna ao brechó, ingressa no local e fica até as 00h27min. Ele permaneceu esse lapso temporal mexendo nas peças de roupas e objetos da vítima situados no interior do brechó, localizando uma quantidade em dinheiro (aproximadamente R$ 5.000,00) e levou consigo às 00h27min13s, quando saiu novamente do local. Nessa ocasião o suspeito sai pela Rua Júlio de Castilhos sentido Centro e permanece caminhando por diversos locais na região central. Depois retorna pela Júlio de Castilho passando em frente à Unimed até brechó e ingressa novamente ao local às 03h08min29s do dia 11/03/2023, e lá permanece até as 05h51min11s, quando agora trajando camiseta preta e máscara covid-19 (deixou a camiseta cinza no brechó e pegou outra), saiu novamente pela Júlio de Castilhos, sentido ao Centro, e direcionou-se à Rua Barão do Rio Branco e por volta das 06:05 chegou no viaduto da RS 122 e seguiu sentido ao Posto Sim situado às margens da RS 122, onde comprou cigarro e retornou ao centro da cidade e seguida foi novamente ao Parque do Pinheiros.
Permaneceu no Parque até por volta das 11horas, quando acionou um táxi e foi até a rodoviária comprar passagem para Santana do Livramento; com o mesmo táxi retornou ao Parque dos Pinheiros; permanecendo até após as 12horas, quando acionou novamente o táxi para ir até a rodoviária e embarcou para Santana do Livramento. Frisa-se que o suspeito possui familiares em Farroupilha e em Santana do Livramento.

Desde o dia da descoberta do fato (tarde do dia 11/03 – sábado) a Delegacia de Polícia de Farroupilha trabalhou exaustiva e ininterruptamente até que na tarde de 15/03 (quarta-feira) o caso foi elucidado em todas as suas circunstâncias, ocasião em que foi representado ao Poder Judiciário pela decretação da Prisão Preventiva do suspeito. Na manhã de quinta-feira (16/03) a Justiça aceitou o pedido e determinou a prisão preventiva do indivíduo. Aí então iniciava-se outra odisseia em busca do suspeito.
Ainda na manha de quinta-feira uma equipe de policiais da Delegacia de Polícia de Farroupilha deslocou-se até Santana de Livramento e as buscas foram iniciadas na tarde de quinta-feira e perduraram ininterruptamente até a noite de sexta-feira (17/03), quando o suspeito (de 18 anos de idade) foi abordado em via pública e preso naquela Cidade.

Ainda durante noite de sexta e madrugada de sábado a equipe retornou com o preso para Farroupilha. O interrogatório do suspeito ocorreu no sábado (18/03) pela manhã, ocasião em confessou os fatos. Após o interrogatório, foi encaminhado ao Sistema Prisional, onde permanece à disposição da Justiça.
Considerações desta Autoridade Policial

Trata-se de um caso complexo do ponto de vista investigativo na medida em que o suspeito praticamente não deixou vestígios e em seguida fugiu da Cidade, o que dificultou sobremaneira. Contudo, não obstante as adversidades, o caso foi completamente elucidado em menos de uma semana do ocorrido. E isso se deve ao esmero profissional da equipe de policiais da Delegacia de Polícia de Farroupilha que não mediram esforços para que a resposta a um dos crimes mais repugnantes e cruéis dos últimos tempo em Farroupilha fosse dada a altura que o caso requer.

Informações Polícia Civil.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.