Sem abrigo, água ou local para refeição: mais de 200 trabalhadores são encontrados sem registro em São Paulo

Em novas vistorias, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) encontrou mais de 200 trabalhadores em condições precárias de trabalho relacionadas ao plantio de cana-de-açúcar na região de Ribeirão Preto e Franca, interior de São Paulo.

O grupo de funcionários estava sem registro em carteira, não tinha acesso a equipamentos de proteção individual e ferramentas, e trabalhava sem instalação sanitária, abrigo ou local para refeição.

A inspeção, que ocorreu entre os dias 6 e 10 de março, interditou diversas áreas de plantio de cana-de-açúcar diante do risco de acidentes graves. Para se deslocarem, os trabalhadores ficavam de pé sobre a carga de cana, enquanto o caminhão seguia pela região de colheita.

Os trabalhadores atuavam em propriedades em Morro Agudo, São Joaquim da Barra, Ituverava e Jeriquara, que forneciam parte da demanda de cana às usinas sucroalcooleiras da região.

Segundo o auditor fiscal do Trabalho Fernando da Silva, coordenador de fiscalização do trabalho rural, a situação era de completa informalidade: “Infelizmente nos últimos anos passamos a encontrar situações bastante precárias, um retrocesso de mais de 20 anos neste setor”, avalia.

Antonio Carlos Avancini, auditor que fiscaliza o trabalho rural há mais de duas décadas, percebe uma piora significativa em casos de trabalho precário nos últimos anos.

Ele acrescenta que o Ministério do Trabalho tem organizado eventos informativos para orientar o empregador e os produtores, “justamente para evitarmos casos mais graves, como o resgate de trabalhadores em condições análogas às de escravo”.

Recentemente, outros 32 trabalhadores foram resgatados em condições análogas à de escravo em uma fazenda em Pirangi, interior de São Paulo, que também fornecia cana-de-açúcar à usina da região. Trazidos do interior de Minas Gerais, os trabalhadores tiveram de arcar com o custo do transporte, não recebiam alimentação adequada, não receberam os salários acordados, além de parte deles ter sido alojada em um açougue.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.