Polícia Civil desmantela organização criminosa por aplicar golpes no RS e SC

A Polícia Civil por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Caxias do Sul, deflagrou nesta quinta-feira (23) a OPERAÇÃO INTERESTADUAL, que identificou e desmantelou uma organização criminosa responsável por aplicar diversos golpes nos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A investigação durou cerca de 7 meses e contou com a troca de informações e com o apoio da base operacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Caxias do Sul.

Durante o período de investigação, foram realizadas prisões e abordagens de veículos em posse dos membros da organização, sendo identificada a participação de 18 integrantes, cada um com uma função hieráquica definida. Estima-se que o grupo tenha lucrado cerca de R$ 1.500.000,00 (um milhão e meio de reais) com os golpes.

O grupo especializado em golpes para adquirir caminhões nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, monitorava sites de anúncios de veículos e procediam a negociação com as vítimas, simulando depósitos em conta corrente, com o artifício de envelopes vazios em terminais de autoatendimento. As vítimas acreditando no comprovante, realizavam a tranferência de seus veículos para os criminosos, que posteriormente levavam à Serra Gaúcha para revenda a terceiros.

Com os lucros dos crimes, os suspeitos adquiriam bens em seus nomes.

Durante a investigação, foram apreendidos 08 veículos e efetuadas 08 prisões em flagrante, bem como foram identificados pelo menos 20 estelionatos nas cidades de Caxias do Sul-RS, Ijui-RS, Barra do Ribeiro-RS, São Bento do Sul-RS, Bento Gonçalves-RS, Butia-RS, Giruá-RS, Santana do Livramento-RS, Sananduvas-RS, Guaporé-RS, Santa Maria-RS, Boqueirão do Leão-RS, São Domingos – SC, Rio do Sul-SC, Lages-SC, Benedito Novo-SC, Blumenal-SC, Itajai-SC e Balneário Camburiu-SC.

Na operação desta quinta-feira, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, nos Bairros Planalto, Cristo Redentor e Lourdes em Caxias do Sul e em Flores da Cunha, sendo apreendidos seis veículos que estavam em poder dos criminosos, além de outros objetos de procedência ilícita.

O líder da Organização Criminosa, encontra-se preso por força de prisão preventiva referente a golpe aplicado em São Sepé, Região Central do Estado.

Fonte: Polícia Civil

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.