Ministro do Trabalho e Emprego esteve no em Bento Gonçalves nesta segunda-feira

Nesta segunda-feira (20), foi realizada no Salão Nobre da Prefeitura Municipal uma reunião com o Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. O encontro integra a agenda do Ministro no estado para tratar sobre os trabalhadores explorados por uma empresa terceirizada no município.

O Prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira apresentou os encaminhamentos realizados desde o início do fato pela Prefeitura de Bento Gonçalves. As primeiras medidas adotadas foram de acolhimento aos trabalhadores — abrigando e cuidando de sua saúde —, até que pudessem retornar para casa em segurança e com dignidade.

Também foi iniciada uma força-tarefa de fiscalização em alojamentos, visando verificar as condições oferecidas aos trabalhadores. Foi conduzido o trabalho unificado entre as vinícolas, entidades e prefeituras. Além do trabalho de defesa aos agricultores e o setor na região.  

O presidente da Câmara de Vereadores Rafael Pasqualotto destacou que “quem conhece o trabalho diário do nosso agricultor, que acordando na madrugada, às 4h todos os dias, ele vive de vindima. E vindima não é só festa, vindima é vida. Mais de 50% dos nossos cidadãos não são daqui,  a diversidade no país é linda e Bento é uma cidade hospitaleira. Ministro, que daqui saiam ensinamentos sim, mas pedimos principalmente, uma legislação que consiga atender a todos, que se dê atenção ao todo”. 

O prefeito ressaltou que “as ações foram conduzidas desde o primeiro momento em que acolhemos os trabalhadores. Depois iniciamos o trabalho de fiscalização e união do setor para que pudéssemos traçar estratégias e ações para que isso não ocorra novamente. Hoje é mais passo dado para construção de ações conjuntas com o governo federal para que não tenhamos mais ações do tipo. E possamos evidenciar a importância da região, do setor, das vinícolas e do nosso agricultor”, salienta. 

Em seu pronunciamento, o Ministro também defendeu ações conjuntas. “Precisamos trabalhar conjuntamente para erradicar o trabalho escravo. Nós precisamos enfrentar de maneira muito séria este debate. Queremos que o vinho brasileiro seja orgulho. Precisamos debater não só pela questão econômica, mas pela questão humana. Queremos atuar para resolver os problemas e evitar que possa acontecer novamente em qualquer local do Brasil”, disse.

Estiveram presentes o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne), Alcione Graziotin, procurador  geral do trabalho, José de Lima Ramos Pereira e superintendente regional do trabalho, Claudir Nespolo, Também estiveram presentes a deputada Federal Denise Pessoa, Pepê Vagas, Estadual Laura Sito, Matheus Gomes e Miguel Rossetto.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura

Foto: Rodrigo De Marco 

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.