Calor segue concentrado com risco de temporais

A terça-feira foi marcada pelo calor intenso em parte do Noroeste e Oeste gaúcho o que potencializou os eventos isolados de chuva forte pelo território gaúcho. Em São Borja a máxima foi de 37,4°C a maior máxima do país, seguida de 36,3°C em São Luiz Gonzaga e 35,1°C em Santa Rosa.  Por outro lado, nas cidades da Metade Sul a presença das nuvens e das pancadas de chuva desde cedo trouxeram refresco e a temperatura máxima teve uma queda em torno de 5 a 7°C em comparação ao dia anterior. Em Bagé a máxima no dia 20 chegou a 32,1°C e ontem a máxima foi de 25,9°C. Em Caçapava do Sul a máxima foi de 31,8°C com 25,5°C ontem.  Em Canguçu a máxima foi de 28,3°C na segunda e ontem não passou de 23,3°C. Durante a tarde pancadas isoladas de chuva ocorrem em diversos pontos com destaque para São Borja que teve em torno de 50 mm em alguns pontos, Vacaria com 28 mm, Dom Pedrito que teve 23 mm, Cambará do Sul com 12 mm e Santana do Livramento com 10 mm. Na segunda metade da semana o risco de temporais com chuva localizada forte aumenta no Rio Grande do Sul.

Nas próximas horas desta quarta-feira as nuvens predominam mais uma vez com pancadas de chuva em municípios de fronteira com o Uruguai. Pode chover forte e não se afasta temporais isolados nessas áreas. Por outro lado, o sol aparece na Metade Norte do território gaúcho desde cedo e garante aquecimento com previsão de máxima de 37°C no Oeste e Noroeste. Da tarde para a noite o calor associado a umidade poderá deflagrar temporais isolados nessas regiões. Há potencial para raios e granizo. Pode chover forte com rajadas de vento. O volume de chuva tende a ser mal distribuído.

Nos próximos dias esse padrão de instabilidade com sol, calor e pancadas de chuva que podem ocorrer acompanhadas de temporais isolados se mantém. Os repetidos episódios de chuva poderão acumular acumulados expressivos de chuva até o fim da semana. Ao passo que na quinta o ar quente retorna de forma mais ampla ao Rio Grande do Sul o que poderá deflagrar tempestades mais intensas pelo território gaúcho. Além dos eventos de chuva forte a torrencial com vendavais e granizo.

Informações MetSul Meteorologia

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.