Bolha de calor trará sequencia prolongada de dias muito quentes e atípicos

Um período muito prolongado de temperatura acima a muito acima da média, com sucessivas tardes de calor, é esperado para o Rio Grande do Sul. Segundo a Metsul Meteorologia, esta situação atípica no estado será efeito de uma bolha de calor centrada na Argentina há muitos dias e que vai persistir e voltar a se intensificar. A previsão é de que a temperatura pode ficar em patamar acima a muito acima do normal ao menos por dez dias.

Grande parte do território argentino está coberto por uma enorme massa de ar quente, que é mais intensa sobre a parte central do país. Os dados indicam que esta massa de ar quente persistirá ainda por um número muito elevado de dias atuando na região com efeitos ainda no Uruguai e na parte Sul do Brasil.

No Rio Grande do Sul, embora se projete um longo período quente, não se prevê a ocorrência de calor tão extremo como em janeiro e no começo de fevereiro. Para os profissionais da MetSul, o pior do verãojá passou.

Nos próximos dez dias, as máximas deverão ficar acima de 35ºC na maioria do período no Oeste gaúcho, com várias tardes em que as máximas na região devem ficar entre 36ºC e 39ºC. Na semana que vem, pancadas de chuva podem atenuar as máximas e aumentar o abafamento em algumas tardes no Oeste.

Considerando o já ocorrido, é possível antecipar que o Oeste gaúcho vai terminar o mês com médias de temperatura muitíssimo acima do normal, repetindo o padrão da vizinha Argentina, com desvios muito fora da curva da climatologia.

Na Grande Porto Alegre e na região dos vales, a grande maioria dos dias, ou quiçá todos, até o final da semana que vem, deve ter marcas à tarde de 31ºC a 34ºC com possibilidade mesmo de máximas ao redor ou acima de 35ºC em alguns dias. O período, ademais, deve ser de chuva muito escassa, o que vai contribuir para o calor persistente.

Nem a Serra Gaúcha, a região mais fria do estado, pela altitude, vai escapar do calor. A grande maioria das tardes ou quase todas até o final da semana que vem deve ter máximas perto ou de até 30ºC ou mais em algumas cidades da região. Somente pontos da costa e dos Aparados, acima de mil metros de altitude, devem escapar de calor mais intenso nos próximos dez dias.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.