Onda de calor na Argentina vai nos impactar

Um novo período de temperatura muito elevada vai atingir a Argentina. Meteorologistas do Serviço Meteorológico Nacional advertem que o novo período muito quente nesta semana poderá configurar a nona onda de calor seguida no país desde a primavera. Os sucessivos eventos de calor fazem que os argentinos enfrentem temperatura acima da média histórica no país por meses seguidos, as informações são da Metsul.

A Argentina tem sofrido com uma incessante sequência de ondas de calor desde o final da primavera. Na última década não se registaram mais do que quatro ou cinco episódios semelhantes por temporada, segundo o Serviço Meteorológico Nacional, e o país pode ir agora para o nono seguido.

Considerando todos os trimestres de novembro a janeiro registrados pelo órgão oficial, o trimestre de 2022-2023 foi o mais quente desde 1961, com uma anomalia de +1,7ºC. “Uma única onda de calor cai dentro da faixa de variabilidade climática normal. Mas com a mudança climática, ondas mais persistentes e intensas são observadas em todos os continentes”, explicou o SMN.

Neste mês, numa mesma semana, a cidade de Buenos Aires teve a menor mínima e maior máxima para o período 1961-2022. Fez 7,9ºC e 38,1ºC com um intervalo de apenas três dias e chegou a nevar no interior da província de Buenos Aires, fato sem precedentes em fevereiro.

De acordo com o SMN, a nova onda de calor vai afetar nesta semana mais a Patagônia, a região pampeana, o Centro do país e o Oeste (Cuyo) com máximas muito elevadas e que vão superar os 35ºC por vários dias seguidos em diversas províncias.

E como este novo episódio quente vai repercutir no Rio Grande do Sul? Como não poderia deixar de ser, a massa de ar quente que atua na Argentina vai acabar influenciando a temperatura no estado gaúcho e esta semana será mais quente que a última.

O Oeste gaúcho é a região que deve ter as maiores máximas por conta desta massa de ar quente com marcas à tarde acima de 35ºC em diversos dias nesta semana, esperando-se registros tão altos quanto 37ºC a 38ºC em algumas cidades, como Uruguaiana e Quaraí. Ontem, as máximas oficiais foram de 37,7ºC em Uruguaiana e 37,4ºC em Quaraí.

Mais a Leste do estado, onde está Porto Alegre, a temperatura estará mais alta no decorrer da semana, entretanto não se projeta calor mais extremo. Muitas áreas do estado devem escapar do calor mais intenso, apesar das tardes quentes. No geral, a região metropolitana deve ter máximas de 31ºC a 33ºC nesta semana e em alguns dias.

O ar mais quente com a umidade presente na atmosfera favorecerá pancadas isoladas de chuva mais frequentes no interior nos próximos dias, mas, atenção, são precipitações localizadas e muitíssimo mal distribuídas. A Metade Norte, em especial, deve ter estas pancadas com maior frequência. Como a atmosfera estará aquecida, há risco de temporais isolados de vento e queda de granizo.

O entendimento da MetSul Meteorologia é que o pior do verão já é passado. Haverá ainda dias de calor intenso a muito intenso, mas extremos numerosos de temperatura máxima, como vistos em janeiro e na primeira metade de fevereiro, tendem a ficar muito menos frequentes a partir de agora no território gaúcho.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.