Governo fará mudanças no PIX; Veja o que muda

Desde que foi anunciado, o PIX caiu nas graças do brasileiro. A facilidade em fazer e receber transações bancárias sem taxas e em tempo real conquistou muitos adeptos. Se você utiliza esta funcionalidade, fique em alerta: vai haver mudanças no PIX. Elas foram anunciadas pelo novo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

De acordo com um estudo feito pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o PIX, de fato, é o meio de pagamento mais usado no Brasil. Muito maior do que foi o DOC, TED ou mesmo é o saque.

Para se ter uma noção, a quantidade de pessoas que fizeram mais de 30 transferências deste tipo por mês aumentou mais de 800% em um ano. Por isso, qualquer mudança na modalidade vai atingir uma parcela grande de pessoas.

Qual será a mudança no PIX?

O ministro da Fazenda anunciou que, a partir do segundo semestre, a ferramenta poderá ser usada em transações e operações de crédito no Brasil. “Isso está na agenda o Banco Central“, afirmou Haddad.

A funcionalidade não é exatamente uma novidade, afinal de contas, alguns bancos já disponibilizam esta modalidade para seus clientes, como é o caso do PicPay e do Nubank. O que muda é que haverá uma padronização no país.

Não é a única

Tudo indica que 2023 será um grande ano para o PIX. Além do crédito, outras funcionalidades deverão ficar disponíveis em algum momento. Fique por dentro do que poderá acontecer com a transação queridinha do Brasil.

A primeira delas é o PIX automático, que deverá impactar p débito em conta de pagamentos recorrentes. Além disso, a transferência poderá ser feita por aproximação com a tecnologia NFC, encostando um celular no outro. A transação também poderá começar a ser feita entre contas internacionais, com países parceiros.

Mais cedo ou mais tarde, ela também poderá ser feita de forma offline.

Por fim, estuda-se fazer também o PIX garantido, que é um tipo de “parcelamento” da transação.

(Edital Concursos)

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.