Até quando vai a intensa onda de calor no Rio Grande do Sul? Veja a previsão

O Rio Grande do Sul enfrenta um dia de extremo calor nesta segunda sob efeito de uma bolha de calor nas latitudes médias do continente. A previsão da MetSul é de marcas ainda mais altas que as observadas ontem em muitas cidades. Grande parte dos municípios terão mais de 35ºC nesta tarde e vários registrarão máximas perto ou acima de 40ºC.

O calor será extremo e chamará atenção em cidades das regiões de Bagé, Pelotas, Jaguarão e Rio Grande. Porto Alegre deve ter máxima oficial ao redor de 38ºC a 39ºC, mas, certamente, alguns bairros vão superar 40ºC.

Na região metropolitana e nos vales, as máximas em diversos pontos devem ficar entre 39ºC e 41ºC no dia mais quente deste verão até agora. Desde o começo do verão já são oito dias com máximas na rede oficial acima de 40ºC, mas em vários dias as máximas ficaram perto da marca dos 40ºC, como ocorreu no sábado com 39,8ºC em Quaraí. Dezembro e janeiro terminaram com temperatura acima da média e fevereiro segue no mesmo caminho, o que fará que com todos os meses do verão climático de 2022/2023 sejam de marcas acima da climatologia normal.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foram cinco dias com mais de 40ºC em janeiro:

1º/1 com 40,9ºC em Quaraí;
17/1 com 40,4ºC em Quaraí,
20/1 com 40,5ºC em Quaraí e 40,1ºC em Uruguaiana;
24/1 com 40,7ºC em Uruguaiana e 40,3ºC em Quaraí;
25/1 com 40,5ºC em Quaraí.

Já agora em fevereiro são três dias até o momento em que as máximas atingiram os 40ºC na rede oficial.

No dia 1º, a máxima de Uruguaiana foi de 40,0ºC. No dia 8, máximas de 40,7ºC em Quaraí, 40,5ºC em São Luiz Gonzaga, 40,2ºC em São Borja e 40,0ºC em Uruguaiana. E ontem com 40,4ºC em Quaraí.

Esta segunda-feira se encaminha para ser o quarto dia no mês. Com tanto calor, inevitavelmente, a pergunta mais feita é: até quando vai o calorão? Há uma boa e uma má notícia? A boa é que é o fim está perto e a má é que o pior da onda de calor ainda não aconteceu. O pior da onda de calor atual é que o pico deve ser atingido nas próximas horas. A tarde desta segunda-feira será excessivamente quente no Rio Grande do Sul.

As marcas vão ficar até 8ºC A 10ºC acima do que é normal para esta época do ano no Leste gaúcho, a região em que o desvio positivo de temperatura máxima será mais acentuado. Há outra má notícia para quem anseia pelo fim do calor. A noite desta segunda e a madrugada desta terça serão muito quentes. Por conta do ar seco, as últimas madrugadas foram amenas e até frias em muitas cidades, exceção de pontos mais ao Oeste.

São José dos Ausentes, por exemplo, teve mínimas de 5,9ºC ontem e 10,7ºC hoje, marcas que permitem colocar casaco. Só que nesta terça será diferente. A madrugada terá temperatura muito elevada em quase todo o Rio Grande do Sul. No meio da madrugada é provável que haja cidades com temperatura ou perto ou na casa de 30ºC, repetindo o que ocorreu no começo desta segunda-feira na Argentina.

O mapa mostra a projeção de temperatura para 3h da manhã desta terça. Mas o alívio começa a chegar entre amanhã e quarta-feira. Depois de uma sequência de dias de umidade relativa do ar extremamente baixa, a umidade vai aumentar no Rio Grande do Sul. Já hoje não se afasta instabilidade isoladíssima da tarde para a noite Mas, amanhã, a chuva vai ser mais generalizada e atingirá todas as regiões do estado, proporcionando um alívio. Os mapas abaixo mostram a projeção de anomalia de temperatura previstas pelo modelo Icon, da Alemanha, disponível ao nosso assinante na seção de mapas, entre hoje e quinta-feira.

Vê-se com clareza que o pior do calor ocorre hoje no Rio Grande do Sul e que a partir desta terça vai começar a ceder. Que ninguém crie falsas expectativas porque esta terça-feira ainda vai ser muito quente em parte do Rio Grande do Sul. Em áreas em que a chuva chega ainda entre a madrugada e de manhã nesta terça, a temperatura se eleva menos durante o dia e a jornada será abafada. Por outro lado, haverá pontos em que a chuva deve tardar mais para chegar e isso vai proporcionar que a temperatura suba muito. Um dos casos é a Grande Porto Alegre.

Hoje, a capital pode ter 38ºC a 39ºC na sua estação oficial e a área metropolitana deve bater nos 40ºC. Amanhã, as máximas não sobem tanto quanto hoje, mas ainda serão muito elevadas com registros de 35ºC a 37ºC. Como a atmosfera estará mais úmida, a sensação de calor parecerá maior do que hoje que tem baixa umidade do ar. Ou seja, o calor ainda vai castigar nesta terça. Como ainda vai fazer muito calor horas antes da chegada da chuva durante esta terça-feira, a atmosfera estará superaquecida quando do avanço e formação de áreas de instabilidade sobre o Rio Grande do Sul, o que aumenta dramaticamente o risco de temporais da tarde para a noite amanhã.

Com a temperatura muito alta, alguns temporais podem ser localmente fortes a severos com potencial de danos. Na quarta e na quinta, com maior presença de nuvens no estado e chuva irregular em diversos pontos, a temperatura terá mais dificuldade para se elevar e as tardes terão maior conforto térmico com máximas até 10ºC menores que as de hoje em algumas cidades. No final da semana, o ingresso de ar mais ameno resultará em dias bastante agradáveis.

MetSul Meteorologia

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.