Após decisão do Supremo Tribunal Federal, contas de luz podem subir 9% no RS

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, de suspender uma lei que zerava ICMS sobre custos de transmissão e distribuição de energia deve elevar a conta de luz em cerca de 9% no Rio Grande do Sul.

O cálculo é da Secretaria da Fazenda do RS. Como a decisão tem efeito imediato, o entendimento é de que esse aumento já possa aparecer nas próximas faturas. A CEEE informou à reportagem que ainda não foi comunicada da decisão e a RGE ainda não se manifestou.

Segundo a Sefaz, a carga tributária das contas de energia seguirá menor do que a cobrada antes do retorno do ICMS sobre os custos de transmissão porque as alíquotas de ICMS foram reduzidas de 25% para 17%.

Como a decisão do ministro Fux é liminar, ela será submetida à análise dos demais membros do Supremo Tribunal Federal, mas ainda não há data para o julgamento.

A ação discute, especialmente, a inconstitucionalidade da exclusão das tarifas de transmissão e distribuição e dos encargos setoriais (Tust e Tusd) da base de cálculo do ICMS sobre as operações com energia elétrica. Ambas são pagas na compra de energia elétrica, com o propósito de remunerar o uso do sistema de distribuição e de transmissão. A exclusão das tarifas gera prejuízos bilionários aos cofres estaduais. O Rio Grande do Sul deixaria de arrecadar R$ 2 bilhões.

Fonte Gaúcha ZH

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.