Yoki anuncia fechamento de sua maior unidade no Paraná e demissão em massa

Na última terça-feira (10), a General Mills, por meio de um comunicado enviado à imprensa, anunciou o fechamento da maior unidade da Yoki no Paraná, que fica na cidade de Cambará. Dessa forma, a previsão é que até o final de 2023, a fábrica esteja totalmente desativada.

Assim, o fim das atividades em Cambará, que possui 26 mil habitantes, irá gerar a demissão de 750 vagas de empregos diretos e quase 300 indiretos. Impactando cerca de mil famílias da região. Então, a operação estadual passará a ser concentrada na fábrica da Yoki em Paranavaí, que conta com cerca de 200 empregados.

Impacto na economia da cidade

À vista disso, segundo a prefeitura de Cambará, a transferência da fábrica para o interior de Minas Gerais representará uma redução de R$ 6 milhões no orçamento da cidade. Que é arrecadado com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

De acordo com a secretária municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Agronegócio e Inovação de Cambará, Angélica Cristina Cordeiro Moreira, a Prefeitura foi pega de surpresa. Pois já preparava propostas de incentivo à empresa. De modo que fábrica funciona há 42 anos em Cambará.

Assim, após se reunir com representantes da empresa, a secretária relata que a principal preocupação é que não foi sinalizado o interesse na venda do local para concorrentes do setor alimentício. Dessa forma, a principal fábrica de Cambará poderia ser desativada após quatro décadas.

+ | Com o fechamento da unidade da General Mills, Nova Prata busca alternativas para geração de emprego

Por fim, após avaliar o impacto econômico do fechamento da maior unidade da Yoki no Paraná, representantes da prefeitura de Cambará irão se reunir com o Governo do Estados para desenvolver medidas para reduzir os danos causados.

O que diz a General Mills

Por meio de nota, a General Mills alegou que está reestruturando suas operações no país. Dessa forma, irá transferir as atividades de Cambará para a planta em Pouso Alegre (MG).

“Para minimizar os impactos desta decisão, a empresa já iniciou as negociações com os sindicatos de classe buscando oferecer, além das verbas rescisórias legais, um justo pacote de desligamento, com bônus de salários, extensão de benefícios – como vale-alimentação e assistência médica, além de incentivo extra por performance ao longo dos próximos meses, até o encerramento das atividades nesta unidade”, assegurou a General Mills.

Informações Seu Crédito Digital.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.