Planeta Atlântida: tudo o que você precisa saber para curtir o festival!

Evento acontece nesse final de semana, nos dias 03 e 04 de fevereiro

Já são 26 anos de história de Planeta Atlântida e, após tantas edições marcantes, uma geração inteira de jovens celebra a volta do festival de música depois de dois anos de pausa, em razão da pandemia da covid-19. Na edição de 2023, as atrações valorizam a diversidade de estilos musicais, entre os quais vão embalar o público, estão o pop, funk, trap, sertanejo, rap, pagode, rock, música eletrônica e muito mais.

Cronograma de shows

Foto: Reprodução

No dia 3 de fevereiro, sexta-feira, Dubdogz, o maior duo de DJs do país, a dupla sertaneja Matheus & Kauan, Poze do Rodo convida Chefin, a empoderada Luísa Sonza, a hitmaker Gloria Groove, o romântico Dilsinho, além de Jota Quest, Lagum, Vitor Kley, Mochakk, Melim, Jovem Dionísio, Priscilla Alcantara e Vera Loca estarão no palco garantindo a boa música e diversão.

Já no dia 4 de fevereiro, sobem em palco o DJ Vintage Culture, a cantora Ludmilla, a explosão de Ivete Sangalo e show inédito de Matuê &30PRAUM. Ainda Luan Santana, Jão, Armandinho, Gilsons, Reação em Cadeia, Teto & Wiu, Charlie Brown Jr 30 anos, Comunidade Nin-Jitsu, Zaka e Ariel B garantem repertórios de sucesso e prometem não deixar ninguém parado.

Solidariedade

No início de janeiro, 80% dos ingressos já haviam sido vendidos. Entre as modalidades de venda, o ingresso solidário merece destaque. Isso porque, além dos 40% de desconto na entrada do festival, a modalidade contribui com instituições selecionadas pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS).

Neste ano, as escolhidas foram a Associação da Cultura Hip Hop de Esteio e Associação Amigos Casa da Música (AACAMUS). A primeira existe desde 2012 e atua nos campos da educação, cultura e das juventudes, na perspectiva dos direitos humanos. Já a AACAMUS oferece aulas de música gratuitas para alunos das escolas públicas de Porto Alegre e também busca formar novas plateias na música clássica.

Parte do valor da venda de ingressos será destinada aos projetos sociais desenvolvidos pelas fundações. O ingresso solidário, que ocorre desde 2018, visa beneficiar instituições no Rio Grande do Sul.

Dicas: anota aí!

São dois dias de evento, portanto, lembre-se de se organizar com questões básicas, para que você consiga aproveitar tudo com tranquilidade e muita diversão.

1) LOOK CONFORTÁVEL (e capa de chuva!)

Roupa confortável é o primeiro passo para aguentar tantas horas de shows. Tênis é o ideal! Lembre de escolher um que não tem problema molhar ou sujar, porque a gente sabe que Planeta é sinônimo de chuva. E justamente por isso o outro item essencial é a capa de chuva! E mais um lembrete: em uma bolsa ou mochilinha, leve apenas o essencial! Curta todas as atrações com leveza e tranquilidade.

2) PROTETOR SOLAR

O sol é presença confirmada no litoral gaúcho e nos dois dias de Planeta, então, protetor solar é item indispensável na mochila. Reforce o cuidado principalmente nos horários de sol mais forte, e evite aquele torrão com marca de camiseta, rs.

3) BATERIA NO CELULAR

Fotos, vídeos e stories precisam estar garantidos na volta do maior festival de música do sul do Brasil. Carregue 100% antes de sair de casa e se puder, leve um carregador portátil, para garantir carga durante todo o dia. Se preferir, deixe o aparelho em modo avião enquanto se diverte nos shows.

4) HIDRATE-SE

O calor do verão, aliado a energia gasta pra curtir as atrações, vão exigir muita hidratação. Saúde em primeiro lugar e para isso, a água e a alimentação devem estar em dia durante toda a programação do evento.

5) EVITE FILAS e CURTA AS ATIVAÇÕES

Carregue sua pulseira pelo aplicativo antes de iniciar o festival e evite as filas gigantes. Além disso, aproveite os intervalos dos shows para curtir as ativações que acontecerão nos stands dos patrocinadores oficiais do Planeta.

Os grandes momentos dos 25 anos de Planeta

São muitas as histórias que envolvem o maior festival de música do sul do Brasil. Da realização de uma edição em Santa Catarina, às diferentes atrações específicas de cada edição, aí vão algumas curiosidades marcantes que só quem vai, sabe.

Maiores Participações no Palco Principal

A banda que mais marcou presença ao longo de todas as edições foi O Rappa, tendo participado de 15 edições no total. Em segundo lugar fica a banda Jota Quest, com 14 participações, seguidos de Skank e Armandinho, com 13, e Charlie Brown Jr., com 11.

Alteração na letra

A terceira banda que mais subiu ao palco do Planeta, os mineiros do Skank vivem uma situação inusitada toda vez que interpretam o sucesso “Garota Nacional” em solo gaúcho. O bordão “Mariana vagab*nda” que complementa o verso “Eu quero te provar” surgiu no Rio Grande do Sul, nas primeiras edições do Planeta, quando a música recém tinha sido lançada. Em entrevista, o vocalista Samuel Rosa contou que os pais da suposta personagem do bordão chegaram a enviar uma carta ao escritório da banda para relatar a situação e pedir providências.

A benção do monge

Em 1998, Chagdud Tulku Rimpoche, um monge budista, abriu o Planeta com um cântico do Tibete. Pela tradição budista, a música é utilizada para mostrar afeição por uma pessoa. A atração se repetiu pelas próximas duas edições do evento.

Planeta das emoções

Na edição de 2003, a banda Paralamas do Sucesso, fez seu primeiro show no RS depois do acidente com Herbert Vianna. A apresentação foi marcada pela emoção das quase 80 mil pessoas que compareceram aos dois dias do evento.

Mudança de data

Foto: Renan Mattos

Em 2013, a 18ª edição do festival estava prevista para ocorrer nos dias 02 e 03 de fevereiro. Porém, a organização decidiu transferir o evento para o final de semana seguinte, em solidariedade às famílias das vítimas da tragédia da Boate Kiss, ocorrida em 27 de fevereiro daquele ano. Atrações como Charlie Brown Jr., RPM, Faluja, Naldo Benny e Thiaguinho, inicialmente previstas, cancelaram a participação por não conseguirem alterar seus compromissos de agenda.

Recordes de público

As edições de 2000 e 2009 registraram mais de 100 mil pessoas reunidas na Saba, em Atlântida, celebrando a diversidade, a música e a juventude. Em 2017, a estimativa de público nos dois dias de evento foi de 80 mil participantes, com todos os ingressos esgotados.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.