“Júri não tem vencedores, é tristeza para os dois lados”, destaca Jean Severo

Na semana em que o incêndio na Boate Kiss completa dez anos, o advogado Jean Severo, que teve participação destacada no processo, falou para o Portal Arauto sobre os bastidores do julgamento que ganhou destaque em todo o Brasil. O fogo que atingiu a casa noturna de Santa Maria em 27 de janeiro de 2013 provocou a morte de 242 pessoas e deixou 636 feridos.

Com temperamento forte, Jean representa Luciano Bonilha Leão, produtor da banda Gurizada Fandangueira. Para o advogado, é impossível citar uma parte vitoriosa em julgamentos como o que parou o Rio Grande do Sul em dezembro de 2021. “Eu falo sempre que júri não tem vencedores, é tristeza para os dois lados. Alguém perdeu um ente querido e, do outro lado, tem alguém pode perder a liberdade”, destacou.

A preparação de Severo para o julgamento dos quatro acusados, que durou dez dias, teve início cerca de dois meses antes de a equipe entrar no Foro Central de Porto Alegre. As 19,1 mil páginas do processo impressionaram quem acompanhou a transmissão do Tribunal de Justiça e dão a dimensão da complexidade do caso.

Segundo o advogado, a cobertura excessiva dos veículos de comunicação e o televisionamento dos júris trazem prejuízos para os réus. “Eu não tinha uma opinião formada, mas, depois de fazer alguns plenários com transmissão ao vivo, digo que sou contra. O jurado fica muito pressionado. É uma exposição gigantesca. Esses julgamentos midiáticos são prejudiciais ao acusado”, falou.

Questionado se Tribunal do Júri é justo, Jean disse que, para ele, sim. “Nós temos uma média de 52% de absolvições. Eu acho que consegue se colocar no lugar do acusado e fazer justiça. No júri sem transmissão, o réu tem muito mais chance ser absolvido”, explicou. O acusado tem o futuro definido por sete jurados, pessoas da comunidade, em crimes que agridem um dos bens jurídicos mais importantes – a vida humana.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.