Samae lança 16ª Operação Verão Seguro em Caxias do Sul

Nesta terça-feira (06/12), foi lançada a 16ª edição da Operação Verão Seguro. Promovida pelo Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), em parceria com a Guarda Municipal (GM), o 5º Batalhão de Bombeiro Militar (5º BBM) e Batalhão de Polícia Ambiental (Patram), a ação visa prevenir afogamentos nas represas do Município, além de fiscalizar atividades, como caça e pesca, que são proibidas. Servidores da GM intensificarão as rondas, principalmente nas bacias da Maestra (Santa Fé) e Dal Bó (Fátima), locais onde a incidência de pessoas em descumprimento à legislação vigente são mais acentuados. Denúncias podem ser feitas para a GM por meio do telefone 153, para o Corpo de Bombeiros pelo 193 e pela Central de Atendimento do Samae, 115.

O prefeito Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, receberam representantes das forças de segurança envolvidas na ação no estacionamento da Prefeitura para dar início aos trabalhos. Estiveram presentes o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto da Rosa; diretor da Guarda Municipal, Alex Oliveira Kulmann; soldados do 5º Batalhão de Bombeiros Militar de Caxias do Sul; soldados da Patram; e servidores do Samae. De lá, o grupo se deslocou até o complexo Dal Bó, local por onde iniciou a ronda. A operação segue até 20 de março de 2023.

Resultados do balanço realizado na edição anterior indicam que 1.127 pessoas foram orientadas em 4.532 rondas. Durante o verão, estação de temperaturas mais elevadas, os banhos nas represas são mais procurados. A campanha é uma forma de intensificar um trabalho já existente. O diretor-presidente do Samae, Gilberto Meletti, reforça os perigos ao adentrar em uma bacia de captação de água. “Em 2022, foram registrados três afogamentos, sendo dois jovens resgatados com vida na Maestra e um que, infelizmente, veio a óbito no Complexo Dal Bó. Talvez as pessoas não tenham conhecimento do quão profunda é uma barragem. A Maestra, por exemplo, chega a medir 27 metros. Dessa maneira, durante a Operação Verão Seguro, intensificamos as rondas e orientamos a população com o objetivo de prevenir que um momento de lazer acabe em tragédia”, salienta.

O secretário de Segurança salientou a dificuldade de inibir a presença das pessoas nas represas, uma vez que elas não respeitam o estabelecido por lei. “Durante o verão, temos um incremento maior nas rondas com o objetivo de salvar vidas. É uma tarefa difícil, porque uma parcela da população não obedece o estabelecido. Mas vamos continuar trabalhando conjuntamente, fazendo o melhor, para que possamos fechar essa edição da operação com índice zero de mortes”, projeta Paulo Roberto da Rosa.

Ao agradecer a parceria e disponibilidade dos órgãos de segurança municipais e estaduais envolvidos na operação, o prefeito Adiló Didomenico ilustrou sobre a dificuldade de conscientizar a população dos perigos escondidos nos lagos artificiais. “É preciso muita persistência, porque vocês orientam as pessoas e, quando viram as costas, elas retornar para a água. Infelizmente, precisamos reforçar o monitoramento, algo que não precisaria se as pessoas tivessem consciência dos riscos”, destacou. O prefeito também desejou sucesso a todos e disse que o ápice da operação será finalizá-la sem nenhum caso fatal.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.