Seminarista Cristian Fabiani é ordenado diácono em Nova Prata

Nem mesmo a chuva fina que caiu sobre a cidade de Nova Prata, no início da tarde deste domingo, 13 de novembro, assustou os fiéis, que lotaram a Igreja Matriz São João Batista e Santuário de Nossa Senhora Aparecida, para a ordenação diaconal do seminarista Cristian Fabiani. O jovem de 25 anos recebeu o sacramento da Ordem, no primeiro grau, em celebração presidida pelo bispo diocesano de Caxias do Sul, Dom José Gislon.

Além do expressivo número de fiéis que veio das comunidades das paróquias São João Batista e Santo Antônio, ambas em Nova Prata, onde Cristian realizou seu ano de estágio pastoral, ônibus e vans vieram de Bento Gonçalves, cidade natal do novo diácono, de Caxias do Sul e de outros municípios da Diocese. Numeroso também foi o número de padres, religiosos, religiosas e seminaristas das dioceses de Caxias do Sul e Montenegro.

Cristian é natural de Bento Gonçalves e iniciou sua caminhada formativa como integrante do Seminário Familiar (hoje Grupo Vocacional) em sua cidade natal. No ano de 2014 ingressou no Seminário Maior São José, em Caxias do Sul, na etapa do propedêutico. De 2015 a 2017, residindo na mesma casa, cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS), etapa do Discipulado.

Entre 2018 e 2021, na etapa da Configuração, fez seus estudos teológicos na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Em 2022 realizou seu ano pastoral nas paróquias São João Batista e Nossa Senhora Aparecida, em Nova Prata, e Santo Antônio do Rio Branco. No mês de julho, de 15 a 25, Cristian fez sua experiência missionária na Missão Jovem promovida pela CNBB na prelazia do Alto Xingu-Tucumã, no Pará.

Em sua homilia, o bispo diocesano, Dom José Gislon, salientou que a vocação do diácono é o serviço. “Como diácono, serás um servi do Evangelho. Na caridade, sirva e ame o povo de Deus com a vocação e o amor de Jesus Cristo. Querido filho, viva intensamente tua vocação. Na caridade, sirva com alegria a Deus e aos irmãos”.

Após a homilia, Cristian fez seu propósito e prometeu obediência diante do bispo. Logo depois, se prostrou ao chão, em sinal de despojamento e entrega, ao passo que toda a igreja cantava a ladainha de todos os Santos, pedindo a intercessão da Igreja Celeste sobre o eleito para o diaconado. Feita a prece de ordenação e tendo o bispo feito a imposição das mãos sobre o neodiácono, ele recebeu a estola diaconal e a dalmática. Findado o momento da vestição, Dom José Gislon lhe entregou o Livro dos Evangelhos e lhe deu o abraço da paz, seguido dos demais padres.

Cristian escolheu como lema de sua ordenação diaconal “Na caridade amar e servir”, como uma referência ao ministério do diácono, que é dedicado ao serviço e também uma relação com o dia da ordenação, em que se celebra o VI Dia Mundial dos Pobres, convocada pelo Papa Francisco.

O novo diácono expressou sua alegria em dar seu “sim” à Igreja neste passo em direção ao sacerdócio e, em forma de oração, exclamou: “Senhor, vos peço que me auxilieis, a cada dia, a arregaçar mais as mangas para servir e me ajudeis a viver os compromissos assumidos nesta vocação e ordenação, para que o meu coração seja inteiramente vosso”.

Ao final da celebração, Cristian recebeu oficialmente a provisão de nomeação do bispo diocesano. Como diácono, irá continuar atuando, agora com a função de cooperador paroquial, junto às paróquias de Nova Prata.

FOTOS: FELIPE PADILHA

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.