Pesquisadores e estudantes de escolas públicas são agraciados em premiação científica no RS

O salão de convenções da Fiergs, na capital, se tornou o caminho do futuro na noite desta quinta-feira (10/11) com a cerimônia de entrega do Prêmio Pesquisador Gaúcho e do Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho. A premiação é realizada por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e da vinculada Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

A primeira entrega foi do 4º Prêmio Jovem Talento Científico Gaúcho, uma iniciativa do programa Educar para Inovar, realizado pela Sict em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Receberam os prêmios 20 estudantes de escolas públicas reconhecidos na Olimpíada Nacional de Ambientes Marinhos e Polares (PolarON 2022), na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2021) e em competições internacionais (Prêmio Jovem da Água de Estocolmo – SJWP 2022), Feira Mundial de Computação (Infomatrix 2022) e Genius Olympiad (Genius International High School Project Competitions).

Em seguida, foi entregue o Prêmio Pesquisador Gaúcho, que reconheceu, nesta 12ª edição, o trabalho de 13 pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público e empresarial e na área de comunicação.

Com o tema “Ciência Gera Desenvolvimento”, foram premiados oito pesquisadores com contribuição expressiva em diferentes áreas do conhecimento, bem como um jovem pesquisador, uma startup inovadora e um pesquisador na empresa. Para completar, um pesquisador no setor público e um profissional de comunicação científica foram contemplados (veja lista abaixo).

Na abertura da solenidade, o diretor-presidente da Fapergs, Odir Antônio Dellagostin, destacou que ciência gera desenvolvimento e colabora com a melhora na qualidade de vida das pessoas. “Em 2011, quando o prêmio teve sua primeira edição com este nome, tive a honra de ser agraciado. Hoje, como presidente da Fapergs, fico feliz de estender ele a outros pesquisadores”, afirmou Dellagostin.

Os secretários Alsones Balestrin (Sict), Raquel Teixeira (Seduc), Claudio Gastal (Planejamento, Governança e Gestão) e Zete Padilha (Comunicação) estiveram presentes. Conforme Balestrin, não existe sociedade avançada sem ciência, e que o fato de o Rio Grande do Sul ficar em primeiro lugar por dois anos consecutivos em inovação, no ranking de competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), mostra que o Estado está no caminho certo. “E aqui a gente vê o resultado desse investimento, nas pesquisas que estão sendo feitas e nos benefícios que geram na vida das pessoas”, afirmou.

Agraciados no Prêmio Pesquisador Gaúcho 2022

Categorias de pesquisador destaque:
• Ciências Agrárias, Jorge Alberto Vieira Costa (Furg)
• Ciências Biológicas, Lavínia Schüler Faccini (UFRGS)
• Ciências da Computação e Informação, Jorge Luís Victória Barbosa (Unisinos)
• Engenharias, Flávio Sanson Fogliatto (UFRGS)
• Física e Astronomia, Victor Paulo Barros Gonçalves (UFPel)
• Ciências Humanas e Sociais, Antônio Carlos Wolkmer (Unilasalle)
• Ciências da Saúde, Pedro Rodrigues Curi Hallal (UFPel)
• Química, Eder João Lenardão (UFPel)

Categorias de nível de graduação e meio empresarial:
• Jovem Pesquisador, Matheus dos Santos Fernandez (UFPel)
• Startup Inovadora, Augen Engenharia/Fabrício Butierres Santana (Furg)
• Pesquisador na Empresa, Luciane Neves Canha (UFSM)
• Pesquisador no Setor Público, Marilia Patta Ramos (UFRGS)
• Profissional de Comunicação Científica, Juliana Bublitz (Grupo RBS)

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.