Estado abastece municípios com mais de 200 mil doses contra a covid-19

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) iniciou nesta terça-feira (22/11) a distribuição de mais de 200 mil doses de vacinas contra a covid-19. Serão atendidos todos os municípios que fizeram solicitação referente a doses para adultos, adolescentes e crianças a partir dos 3 anos de idade.

Ao todo, estão sendo distribuídas 143 mil doses de Pfizer adulto, 14 mil de Pfizer para adolescentes, 21 mil de Pfizer infantil (5 a 11 anos) e 23 mil doses de Coronavac (para crianças de 3 e 4 anos). As quantidades por cidade foram definidas de acordo com as solicitações que as secretarias municipais fizeram ao Estado.

Conforme explica a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, a queda na procura pelas vacinas nos últimos meses fez com que muitos municípios reduzissem o volume pedido. “Por isso, pontualmente, algumas cidades começaram a ter escassez nesses últimos dias, quando o aumento nos casos levou muitas pessoas a procurar a imunização”, comenta. “Embora, além de pontual, a SES estivesse durante todo esse período abastecida com doses, caso alguma cidade solicitasse reposição”, esclarece.

Mesmo fazendo essa semana a entrega desse montante, os estoques da SES não ficarão desabastecidos. Havendo a necessidade, mais doses podem ser enviadas para a cidade que venha a precisar. Semanalmente as 18 coordenadorias regionais de saúde recebem novas doses, onde os municípios podem fazer a retirada, conforme solicitação feita.

• Veja aqui a tabela com o número de doses disponibilizado por município e tipo de vacina

Aumento nos casos e novas subvariantes

A diretora do Cevs ressalta que a identificação de novas subvariantes da ômicron no Estado (a BQ.1, em 9 de novembro, e a BE.9 ,em 21 deste mês) coloca a situação do Rio Grande do Sul em alerta. “Ambas variantes têm alta capacidade de transmissão, o que explica que na Semana 46 (entre 13 e 19/11) fossem registrados 2,6 mil novos casos no Estado, o que representa um aumento de 274% quando comparado à última semana de outubro”, aponta Tani.

Conforme ela, a vacinação em dia é a forma mais eficiente de bloquear a ocorrência de novos casos graves e evitar óbitos, limitando também o surgimento de novas variantes.

Segunda dose de reforço

A orientação da SES aos municípios em relação ao segundo reforço, quatro meses após o primeiro, é para que seja dada prioridade às pessoas com comorbidades entre 18 e 39 anos, pessoas com 40 anos ou mais e trabalhadores da saúde.

Doses em atraso

O Rio Grande do Sul tem hoje mais de 5,7 milhões de pessoas com a primeira dose de reforço e 1,9 milhão com a segunda. Porém, o número de pessoas com alguma dose em atraso permanece alto. São 655 mil pessoas que fizeram a primeira dose do esquema primário que não voltaram para a segunda. Outras 3 milhões estão com o primeiro reforço em atraso, enquanto 2,2 milhões estão com o segundo reforço atrasado.

• Mais informações sobre as coberturas vacinais, doses em atraso, dados por faixas etárias e cidades estão disponíveis no painel da SES, em vacina.saude.rs.gov.br.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.