ESF Santo Antônio apresenta nova estrutura à comunidade

Na manhã desta quarta-feira, dia 23 de novembro, aconteceu a inauguração das reformas da ESF Santo Antônio. A Unidade estava fechada devido às melhorias e adequações na estrutura e agora disponibiliza a sua comunidade uma unidade linda e adaptada para um melhor atendimento ao idoso e referência da Rede Bem Cuidar.

Em 2021, a ESF Santo Antônio aderiu à Rede Bem Cuidar do Estado do Rio Grande do Sul, que integra o Programa Estadual de Incentivos para Atenção Primária à Saúde do Governo do Estado, dentro do componente estratégico de qualificação da Atenção Primária à Saúde. O objetivo é incentivar a melhoria e o fortalecimento dos serviços oferecidos à população gaúcha, com um olhar qualificado ao envelhecimento e a prestação de serviços voltados a essa população.

Em setembro deste ano, a unidade recebeu o primeiro selo Bronze de uma Unidade Amiga do Idoso, qualificação esta conquistada por ciclos, de extrema dedicação de todos. Os profissionais que atuam na ESF Santo Antônio passaram por diversos cursos de qualificação ao cuidado da população idosa, reformulação das suas práticas cotidianas, inserção de novos protocolos, diferenciação da atenção em saúde para oferta do envelhecimento saudável, apoio e inserção de novos profissionais de ensino superior para ampliar a atuação da equipe mínima já composta.

A unidade teve adequações na sua estrutura física, contemplada com incentivo financeiro deste programa e também como contrapartida da Prefeitura de Veranópolis. Foram realizadas as modificações necessárias em um ambiente que possa ofertar acolhimento e humanização na prestação de serviços em saúde, como a amplitude da recepção, inserção de barras de apoio em todo seu corredor, ampliação de mais um consultório, ampliação das portas de passagem, rampa de acesso, melhorando a questão da acessibilidade do prédio, além de aquisição de novos equipamentos como computadores, ar condicionados, equipamentos odontológicos, entre outros.

A equipe atualmente é composta pela recepcionista Adriana Teles Grando, médicos Dr. Eros Athila Neris, Dr. Luciano Sartori Farenzena, Dra. Natalia Farina Reschke e Dra. Cristiana Durli Reche, enfermeira Solange Benetti e Janaina Scalco Ulrich (gestora municipal da RBC), técnicas de enfermagem Geovana Pereira Goulart e Deise Gasparin Sachini, odontóloga Luisa Farina Reschke, auxiliar de consultório dentário Flávia Ody, psicóloga Ana Lúcia Ribeiro Reali, nutricionista Elizane Dumke, farmacêutica Elisa Cristina de Toni Kasmirscki, higienizadora Madalena da Silva, agentes comunitárias de saúde Samanta Castanho de Christo, Elaine Marini e Celita Postal e agente de combate às endemias Nadia Marilia Gomes Rodrigues.
O ato encerrou com o prefeito Waldemar De Carli, a secretária de Saúde, Vanessa Calioni Bordignon, a coordenadora da Atenção Básica e ESF, Juliana Gonçalves, a enfermeira Solange Benetti e o médico Eros Athila Neris com o descerramento da placa de inauguração e visita guiada a ESF que agora faz parte da Rede Bem Cuidar e é uma Unidade de Saúde Amiga do Idoso.

Fotos: Caroline Cesca

Reportagem da Studio TV

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.