Diocese de Caxias do Sul volta o olhar para a oração, a formação e o acompanhamento personalizado no Ano Vocacional

Motivado por toda a Igreja no Brasil, que dará abertura no próximo domingo, 20 de novembro, ao 3º Ano Vocacional do Brasil, o projeto diocesano foi explanado durante coletiva de imprensa no Seminário Maior São José, em Caxias

A Igreja Católica no Brasil, por meio da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), irá realizar, de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023, o Ano Vocacional do Brasil. A data de abertura da programação será a Solenidade de Cristo Rei do Universo e recorda os 40 anos do primeiro Ano Vocacional, realizado em 1983.

O 3º Ano Vocacional do Brasil tem o objetivo de promover a cultura vocacional nas comunidades eclesiais, nas famílias e na sociedade, para que sejam ambientes favoráveis ao despertar de todas as vocações, como graça e missão, a serviço do Reino de Deus. Além disso, são sete os objetivos específicos, os quais foram apresentados e explanados em coletiva de imprensa, na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro, no Seminário Maior São José, em Caxias.

O Ano Vocacional terá como tema: “Vocação: graça e missão”, e lema “Corações ardentes, pés a caminho”, (cf. Lc 24,32-33), a partir da narrativa dos discípulos de Emaús. A Diocese de Caxias do Sul constituiu uma equipe  para planejar e ajudar na execução das ações em âmbito local. O grupo é formado pela coordenação da Pastoral Vocacional, coordenação de Pastoral da Diocese e Assessoria de Comunicação, bem como dos representantes de congregações religiosas e dos institutos seculares, além da Pastoral da Educação.

As linhas de ação da Diocese de Caxias do Sul para o Ano Vocacional contemplam a oração, a formação, o chamado e acompanhamento, além das estratégias de comunicação. No contexto da oração, o caminho será de conscientizar e ajudar as comunidades e paróquias a rezar a Oração pelas Vocações, de São Paulo VI nas Missas, sobretudo aos finais de semana. Além disso, organizar uma programação de terços vocacionais, vigílias, caminhadas, momentos intensos pedindo pelas vocações em cada comunidade e paróquia.

Para o contexto da formação, organizar retiros para lideranças em âmbito de paróquia ou Região de Pastoral, tendo como fonte a teologia das vocações. Outra proposta do Ano Vocacional é criar ou ampliar a Pastoral dos Coroinhas em todas as paróquias. Um dos objetivos propostos pela CNBB é a criação das Equipes Vocacionais Paroquiais (EVP) e a proposta deverá ser assumida por todas as paróquias. Além disso, realizar ações nas escolas das redes de ensino público e privado, tais como a formação de professores e bate-papos, além de outras atividades, que sejam instrumento de auxílio à construção do projeto de vida dos adolescentes e jovens.

Na perspectiva do chamado e acompanhamento vocacional, a primeira proposta é criar e apoiar os Grupos Vocacionais em todas as sete Regiões de Pastoral, atualmente existem os grupos em Caxias do Sul, Bento Gonçalves e no Vicariato de Nova Prata. Enviar jovens para os Encontros Vocacionais para a vocação sacerdotal e consagrada, bem como intensificar a campanha do projeto “Vinde e Vede”, para jovens que já tenham finalizado o Ensino Médio e busquem discernimento vocacional.

Nas estratégias de comunicação, desenvolver os materiais impressos e digitais para fazer a campanha de comunicação do Ano Vocacional chegar às comunidades e paróquias, com conteúdo online e offline. Criar e veicular, nas redes sociais da Diocese e da Pastoral Vocacional, vídeos com testemunhos vocacionais de homens e mulheres, jovens, adultos e idosos, como fonte de inspiração. Além disso, em sintonia com os veículos de imprensa da Região, produzir matérias e reportagens para levar o Ano Vocacional à sociedade.

Para o coordenador da Pastoral Vocacional na Diocese de Caxias do Sul, padre Marciano Guerra, que também atua como reitor no Seminário São José e assessor diocesano do Setor Juventude, o Ano Vocacional será marcado por diversas ações. “Em âmbito diocesano, teremos grandes encontros e, nas paróquias, sempre olhando a realidade local, iremos trabalhar com os jovens, as zeladoras, crianças, catequizandos, catequistas, com programações específicas. O mais importante é pensar que, como estamos trabalhando um tema amplo, ele precisa chegar na base, onde estão as pessoas”, salienta.

Além do padre Marciano, participou da coletiva de imprensa a coordenadora do Setor Ensino Religioso da Pastoral da Educação e presidente do Conselho Nacional dos Institutos Seculares (CNIS), a leiga Moema Muricy.

Programação inicial das ações do Ano Vocacional na Diocese de Caxias do Sul

17 de novembro:
10h: Coletiva de Imprensa

20 de novembro:
17h: Encontro de formação e bate-papo, na Catholica Domus
19h: Missa de abertura, na Catedral Diocesana, presidida por Dom José Gislon

27 de novembro:
18h: Missa de abertura do jubileu centenário da primeira ordenação em Bento Gonçalves, no Santuário Santo Antônio

29 de novembro:
08h30min: Encontro de formação para os professores de Ensino Religioso, no Centro de Pastoral

03 de dezembro:
08h30min: Conselho Diocesano de Pastoral com a temática do Ano Vocacional

– Para 2023, há previsão de duas ordenações, uma presbiteral e outra diaconal

– Agosto: Mês das Vocações e Jornada Diocesana da Juventude

12 de outubro de 2023:
43º Encontro Diocesano de Zeladoras e Zeladores de Capelinhas

14 de outubro de 2023:
7º Encontro Diocesano de Coroinhas

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.