Ciclone impulsiona ar seco para o Estado

Ciclone extratropical que atua a sudeste do Rio Grande do Sul irá impulsionar a chegada de uma massa de ar polar de fraca intensidade. A segunda-feira começou com pancadas de chuva em pontos da Metade Leste do Estado, mas ao longo do dia o tempo abriu e o sol predominou.

A temperatura subiu a tarde e a máxima chegou a 31,6°C em Parobé, 31,2°C em Campo Bom, 30,9°C em São Leopoldo, 30,5°C em Taquara e 30,3°C em Teutonia. As rajadas de vento ganharam intensidade a partir da tarde em diversas regiões.

Na Capital o aeroporto Salgado Filho registrou rajadas de 60 km/h às 19h. Em Canoas o vento foi mais intenso e a base aérea registrou 68 km/h. Segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Mostardas as rajadas alcançaram 68 km/h, em Encruzilhada do Sul 67 km/h, em Rio Grande e Canguçu as rajadas chegaram 61 km/h.

Nas próximas horas o vento persiste com rajadas moderadas em partes do Sul e Leste especialmente. As rajadas poderão oscilar entre 50 e 70 km/h. Amanhã entre a madrugada e o turno da manhã o vento será mais persistente e intenso associado na Zona Sul e na Costa Doce. As rajadas poderão oscilar ao redor de 70 km/h. Nesse interim ressalta se que a terça-feira será um dia ventoso no Rio Grande do Sul, contudo, a tendência é das rajadas mais expressivas ficarem concentradas em cidades do Sul e Leste. Na região Metropolitana de Porto Alegre as rajadas poderão oscilar entre 50 e 70 km/h.

Por outro lado na medida em que o ciclone se afasta o ar seco avança e propicia uma semana de sol com manhãs que podem ser mais frias que o normal para esta época do ano. Nos pontos de maior atitude de serra as mínimas irão oscilar ao redor de 5°C na quarta, quinta e sexta. O ar seco associado ao vento calmo, com céu claro e frio favorece a ocorrência de geada nessas áreas de maior altitude. Sob o mesmo ponto de vista o ar seco propicia tempo firme com sol e a temperatura subir durante as tardes com elevação gradual ao longo da semana trazendo de volta o calor.

Informações Metsul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.