Calor de 42ºC atinge Argentina e avança para o RS

O calor bate recordes na Grande Buenos Aires e outras áreas da Argentina. Diversas estações tiveram recordes de temperatura máxima para o mês de novembro com uma massa de ar seco e quente que cobre grande parte do território argentino, trazendo marcas sem precedentes nesta época do ano.

De acordo com o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina, trata-se de um dos mais quentes meses de novembro da história do Norte da província de Buenos Aires, o que provoca recordes de temperatura máxima em áreas como a região metropolitana de Buenos Aires.

As máximas na quinta-feira na Grande Buenos Aires chegaram a 38,6ºC em Ezeiza a 38,0ºC em Morón, recordes para novembro na série 1961-2022. O recorde de calor para o mês na estação de Ezeiza era de 36,6ºC em 15 de novembro de 1985 até este mês.

Outras estações também tiveram marcas máximas recordes para novembro como Palomar (Buenos Aires) com 37,0ºC, Punta Indio (Buenos Aires) com 36,8ºC e Dolores (Buenos Aires) com 35,4ºC.

O calor nos próximos dias será muito intenso, com máximas acima de 40ºC, na região mais a Oeste da Argentina, no Cuyo, como em Mendoza e San Luis. O alerta de calor também se estende a Córdoba e à província de Buenos Aires. Temperaturas extremamente altas são projetadas também para San Juan, La Rioja e Catamarca.

Calor avança pelo Rio Grande do Sul

O calor da Argentina chegará ao Rio Grande do Sul, mas não se projeta que com a mesma força do país vizinho. A temperatura estará em elevação nos próximos dias no estado gaúcho com a massa de ar quente e seco avançando do Centro argentino para o Sul do Brasil.

As regiões que mais devem esquentar no Rio Grande do Sul são o Oeste e o Noroeste. No caso do Oeste, a região de Uruguaiana e Quaraí pode ter 32ºC hoje, 33ºC a 34ºC amanhã, 34ºC a 36ºC no domingo e na segunda, 35ºC a 37ºC na terça e 36ºC a 38ºC na quarta-feira da semana que vem.

Já no Noroeste, a região de Santa Rosa pode ter máximas durante a tarde de 33ºC a 35ºC hoje, 34ºC a 36ºC amanhã e no domingo, e 35ºC a 37ºC na segunda, terça e quarta-feira da próxima semana.

A Grande Porto Alegre também deve experimentar elevação da temperatura nos próximos dias, mas sem a mesma intensidade prevista para o Oeste e o Noroeste. A previsão para a área metropolitana é de máximas de 30ºC hoje, 31ºC a 32ºC amanhã, no domingo e na segunda, e 32ºC a 33ºC na terça.

Da Metsul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.