Biden diz ser ‘improvável’ que míssil contra Polônia tenha vindo da Rússia

Localidade fica próxima da fronteira com a Ucrânia; duas pessoas foram mortas

Pelo menos duas pessoas morreram após uma explosão na cidade de Prezewodóv, na Polônia, nessa terça-feira (15). A cidade fica a seis quilômetros da fronteira polonesa com o território ucraniano, invadido pela Rússia em 24 de fevereiro por ordem do presidente russo, Vladimir Putin.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que, dada a trajetória do míssil, era “improvável” que ele tivesse sido disparado da Rússia.

“Existe uma informação preliminar que contesta isso. Eu não quero afirmar isso antes de a investigação ser concluída, mas pela trajetória do míssil é pouco provável que ele tenha sido disparado da Rússia”, Joe Biden falou com a imprensa após reunião de emergência em Bali.

Segundo informações da agência Associated Press, três oficiais americanos afirmaram que o míssil partiu da Ucrânia contra um míssil russo. Foi uma tentativa de reagir aos ataques.

Após o comentário de Joe Biden, um dos principais assessores da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, disse que “apenas a Rússia é responsável pela guerra e pelos massivos ataques com mísseis”.

“Não há necessidade de procurar desculpas e adiar decisões importantes”, acrescentou.

Na noite do ataque, o ministro de Relações Exteriores da Polônia, Lukasz Jasina, indicou que o míssil que atingiu o país é de fabricação russa. Ele acrescentou que o embaixador russo em Varsóvia foi convocado para dar “explicações detalhadas” sobre o ocorrido.

O governo russo nega que tenha atacado o território polonês. O presidente da Polônia, Andrzej Duda, disse que, “no momento, não temos uma prova inequívoca de quem disparou o míssil”.

A Ucrânia relatou ter sido alvo de dezenas de ataques da Rússia na terça-feira (15) — alguns deles aconteceram na capital ucraniana, Kiev, que registrou bombardeios. Segundo o governo, pelo menos sete milhões de pessoas estão sem energia no país.

A Polônia faz parte da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar com o objetivo de proporcionar defesa mútua por meios militares e políticos a seus membros. A organização terá uma reunião de emergência em razão do ocorrido em território polonês.

Fonte: Uol

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.