Prefeitura de Veranópolis flexibiliza uso de máscaras em serviços de saúde

Nesta segunda-feira (3), a prefeitura de Veranópolis, por meio de decreto, definiu não ser mais obrigatório o uso de máscara de proteção individual para as pessoas que circulam nos serviços de saúde. Para os profissionais da saúde e pessoas com sintomas gripais, o uso continua sendo obrigatório. O prefeito Waldemar De Carli salienta no entanto, que no Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi, o uso continua sendo obrigatório.

A decisão foi tomada considerando o conjunto de medidas de prevenção da transmissão da covid-19 e os atuais indicadores epidemiológicos de Veranópolis. Eles apontam a redução e até inexistência de internações, devido complicações da doença no município. Também é salientada a progressão de vacinação da comunidade, com cobertura vacinal de 82,3% (21.829), com pelo menos uma dose ou dose única e 49,2% (13.062) com esquema vacinal completo. Alguns transtornos no atendimento devido ao uso da máscara também motivaram a decisão.

“Divulgamos esse decreto, pois estávamos com muitos conflitos nos postos de saúde entre equipes e pacientes que chegam sem a máscara. Então, considerando os indicadores do município e considerando que a população esteja vacinada, bem como nossos profissionais, decidimos que os profissionais seguem utilizando o equipamento de proteção individual e os pacientes com sintomas respiratórios, obrigatoriamente devem buscar o serviço com a utilização de máscara, que serve como barreira de proteção para o paciente e equipes. Já os demais pacientes podem sim buscar o serviço sem a utilização de máscara”, explica a secretária de Saúde, Vanessa Calioni.

A secretaria de Saúde espera que as pessoas tenham consciência, a fim de saber quando é importante usar a máscara. A orientação também envolve a vacinação que, segundo Vanessa, foi a maior arma nessa batalha contra a covid-19. A imunização segue disponível em Veranópolis.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.