GFNY: Bento e região receberam a maior competição de ciclismo amador do mundo

A única etapa da principal maratona de ciclismo amador do mundo no Brasil ocorreu neste domingo (16) e consagrou Alex Ferreira de Melo e Érika Soares como os grandes vencedores do percurso longo da prova. A feira realizada de forma paralela reuniu expositores e apresentou tendências do universo esportivo

A primeira edição gaúcha, e única etapa nacional, da maior maratona de ciclismo do país concretizou as expectativas de sucesso e valorização ao ciclismo e cicloturismo com o encerramento da programação do GFNY Bento Gonçalves. Cerca de 800 ciclistas tiveram a oportunidade de pedalar por seis cidades da Serra Gaúcha, em trajetos de 143 km e 80 km que passaram pelos municípios de Monte Belo do Sul, Santa Tereza, Garibaldi, Carlos Barbosa e Farroupilha – além da cidade sede.

A prova, que faz parte do circuito global GranFondo New York e passa, anualmente, por diversas nacionalidades, recolocou o país no calendário de etapas e reafirmou o forte potencial brasileiro para o desenvolvimento da modalidade em território nacional.

“O GFNY Bento reforçou o quão rico é o Brasil em termos de potencial e belezas naturais para o crescimento do ciclismo e do turismo. Temos a certeza de que a escolha pela Serra Gaúcha para sediar esta etapa foi a melhor possível, pois descobrimos no Rio Grande do Sul o local perfeito para o evento. Apresentamos um novo Brasil aos próprios ciclistas brasileiros e aos estrangeiros também. Estamos muito felizes com o resultado”, exalta Ana Paula Cavalcanti, diretora da Global Sports Eventos Esportivos, empresa realizadora do evento.

Os esforços somados para a concretização da etapa vêm sendo despendidos há meses pela organização, o que resultou no bom êxito a partir das parcerias construídas ao longo desse tempo.

“Precisamos destacar o apoio que recebemos das autoridades locais na realização do evento. Os poderes públicos dos municípios nos deram todo o suporte necessário, como a infraestrutura das estradas, ajuda com as forças policiais e atuação para que a etapa pudesse ser viabilizada. O GFNY Bento foi possível graças a união de muitas pessoas”, lembra Ana Paula, que já sinalizou a confirmação de uma nova edição do GFNY na região em 2023, prevista para os dias 13, 14 e 15 de outubro.

Prova reuniu ciclistas de diversos lugares

O ciclista gaúcho Paulo Martins tem 55 anos, e pedala há, pelo menos, 30 anos. Atualmente mora em São Paulo, e comentou sobre a sua participação na prova.

“Essa já é a segunda prova do GranFondo que eu participo, e é muito legal estar aqui em Bento, ainda mais poder conhecer trechos tão belos através do pedal. E para estar aqui realizei muitos treinos, como tem que ser, ainda mais trechos com subida. É u mdesafio que exige bastante preparo”.

Um dos charmes do GranFondo é o encontro de atletas de diversas partes do mundo. O uruguaio Luiz Turbia veio para Bento pela primeira vez exclusivamente para participar da prova.

“Eu pedalo há 10 anos, e estou muito feliz, hoje, de estar numa cidade tão bonita participando de uma prova dessa magnitude. Eu sempre digo que é preciso se preparar bem, treinar bastante, se esforçando todo o dia”.

Alessandra Lincki é natural de Cruz Alta, e pedala há 8 anos. Ela também comentou sobre a preparação e a rotina de treinos.

“Eu tenho um treinador, e ao longo da semana organizo a minha rotina no pedal através de planilhas porque eu trabalho, então a bicicleta é um esporte e lazer. Eu cuido muito da minha alimentação e suplementação para poder chegar até o final da prova. E é muito bom estar aqui novamente, agora competindo, porque já vim algumas vezes como turista e gosto bastante daqui”.

O pedal é visto por muitas pessoas como uma forma de driblar a ansiedade. O ciclista gaúcho Artur Rogério Bock pedala há quase dois anos, e entrou no mundo do ciclismo para tratar a depressão.

“O pedal foi muito importante na minha vida. Hoje não tomo remédio para ansiedade, e vivo esse belo esporte. Hoje cuido muito da alimentação e faço musculação, o que auxília na questão da consciência corporal, tão importante para participar dessa prova. Será muito legal se esse evento ser anual, porque é muito legal participar dessa integração”.

O ciclista bento-gonçalvense Rodrigo Arcari destacou que “em primeiro lugar é preciso prestigiar a cidade, porque não tem como, mesmo sendo ciclista amador não participar desse grande evento internacional. É claro que tem que ter toda uma preparação com treino e boa alimentação. Eu procuro treinar, pelo menos, três vezes por semana”.

Esforço e reconhecimento nas estradas

A dedicação e o comprometimento com o sucesso da etapa puderam ser percebidos por quem pedalou pelos trajetos da prova. A organização disponibilizou aos participantes uma estrutura completa de apoio – suporte que foi desde o atendimento mecânico e médico até a estações de alimentação e hidratação, além de estradas completamente fechadas para a passagem dos ciclistas.

Como forma de reconhecer o esforço, todos os atletas que concluíram o percurso receberam medalhas de participação. Pelo fator competitivo, a consagração dos grandes vencedores se deu a partir de resultados baseados em tempo total, com premiação para os melhores colocados e pódio dividido por grupos etários. Os campeões gerais, feminino e masculino, receberam como prêmio uma viagem completa para New York, com direito à participação no encontro que deu origem ao GFNY, prevista para maio de 2023.

Essa experiência memorável, concedida aos campeões, será vivenciada por Alex Ferreira de Melo e Érika Soares. Eles foram os mais rápidos da categoria competitiva (a longa, de 143km), em suas modalidades. Alex fechou o percurso em 4h04 e Érika encerrou o trajeto computando 4h55. Além do excelente prêmio recebido, o principal triunfo certamente é a consagração e a eternização de seus nomes como os grandes campeões de uma prova com tamanha magnitude.

Representante da equipe Maxel Cycling Team, de Ijuí-RS, Melo,hoje com 28 anos, pedala de forma profissional há seis. “A organização da prova foi perfeita, impecável. Fico feliz pelo ciclismo brasileiro estar voltando a um grande momento, pois não temos tantas provas desse nível no país. A mudança do tempo e a serra final, com 12km de subida, certamente foram os aspectos mais desafiadores do trajeto”, conta.

Já Érika faz parte da equipe da LuluFive Team, de São Paulo, e pedala, para performance, desde 2017 na elite feminina. Essa foi a primeira vez dela na região, mas não no GFNY – já que havia participado na edição de Nova York. “Gosto muito de provas no formato GranFondo e acredito que o percurso me favoreceu bastante, pois consegui encaixar técnicas que vinha treinando. Quero destacar, como ponto alto da prova, a hidratação, que pôde ser feita pelos atletas sem necessidade de parar. Além, é claro, do percurso incrível e super bem organizado. Pretendo participar da próxima edição em Bento Gonçalves, pois a cidade é maravilhosa e o percurso fantástico. Me senti na Europa pelas paisagens e cidades acolhedoras”, enaltece.

Embora não entre na modalidade competitiva, quem percorreu a versão média (de 80km) também foi coroado com premiações de reconhecimento. O mais rápido desse percurso foi Amarildo Ferreira, do Rio de Janeiro. Aos 47 anos, pratica ciclismo há 29, de forma profissional. “O ciclismo está crescendo, e isso me deixa muito feliz. Foi um percurso lindo, repleto de vinhedos, bem marcado, com fiscalização e apoio das forças policiais. Segurança, inclusive, é bem importante, e quanto a isso todos estão de parabéns. Foi um trajeto desafiador, com trechos diversificados, o que aumenta o nível de experiência dos atletas, especialmente para provas fora do país”, avalia.

Feira mostrou potencial do esporte aliado ao turismo

Um verdadeiro reduto da união entre ciclismo e turismo se formou no Parque de Eventos de Bento Gonçalves durante os dias de programação da Expo Global Sports – GFNY Bento Gonçalves, feira tematizada com o universo esportivo, que ocorreu de 14 a 16 de outubro. De forma gratuita, o público pôde conferir novidades apresentadas por expositores e patrocinadores – como modelos de bicicletas, equipamentos e acessórios para suas diversas modalidades, congregando prestadores de serviço relacionados ao universo esportivo.

Na programação, um dos destaques foi o Talk que reuniu atletas consagrados, compartilhando suas experiências, como os ciclistas Renato Ferraro (Campeão brasileiro, vencedor da volta ao Brasil), Jonathan Caicedo (Profissional da equipe EF Pro Cycling) e Gisele Gasparotto (fundadora da equipe Lulufive). Outra atração foi a prova kids, na qual crianças e adolescentes de 2 a 14 anos tiveram a oportunidade de vivenciar a atmosfera das grandes provas do ciclismo mundial, de forma totalmente exclusiva e personalizada, graças ao GFNY Bento Kids, que reuniu cerca de 150 jovens. Além de mostrar as tendências do nicho de mercado, o encontro também teve shows musicais, apresentações artísticas e, claro, a tradicional enogastronomia da região, bem como brinquedos para as crianças e experiências oferecidas pelos estandes expositores.

Os resultados completos, com o tempo e classificação dos atletas, estarão disponíveis em bento.gfny.com/.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.