Projeto de Proteção das Nascentes inicia em propriedade rural do interior de Bento Gonçalves

Nesta segunda-feira (26), ocorreu a inauguração do Projeto de Proteção de Nascentes, realizado na propriedade de uma família da Linha Eulália, distrito de Faria Lemos. No local foi construída a proteção de uma nascente, com o principal objetivo de contribuir para a conservação de recursos hídricos e ambientais, através da implantação de sistemas de captação de água de nascentes e a restauração de suas APPs. O projeto será realizado em propriedades rurais da região de abrangência da Sicredi Serrana e foi desenvolvido em parceria com a Emater, Sicredi Serrana, contando com o apoio da Prefeitura de Bento Gonçalves e Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

O chefe do escritório da Emater/RS-Ascar, Thompson Didoné, explicou sobre a importância do projeto.

“Queremos mostrar para os agricultores o quão importante é uma nascente. Na prática, a fonte de água ficará protegida, garantindo água de qualidade. Ao longo do processo é feita análise química antes e depois do momento da recuperação da fonte”.

O engenheiro agrônomo, assistente técnico regional na área de nascentes, Neuri Froza, destacou que “esse sistema de proteção de nascentes é uma forma de garantir água de melhor qualidade para as famílias e fazerem o uso da forma que precisarem, garantindo que o local das nascentes seja preservado para as gerações futuras. Fizemos todo o trabalho de proteção com uma estrutura física, para proteger ela e também com o cercamento de área, impedindo que a área seja contaminada”.

O ato de inauguração contou ainda com o plantio de dez árvores no local, fortalecendo a ideia de preservação do meio ambiente. O secretário de Meio Ambiente Osmar Bottega comentou sobre o plantio. “O plantio das mudas de árvores é muito simbólico, porque marca o início de um projeto maravilhoso, e nada melhor do que a gente contribuir através do plantio, representando o nascimento e a vida”.

O secretário de Agricultura Volnei Christófoli também destacou sobre os diferenciais do projeto. “Estamos muito felizes de estarmos iniciando um projeto tão importante no aspecto da preservação das nossas nascentes, e da nossa natureza, de forma geral. Uma nascente protegida garante água de qualidade para todos, e a Prefeitura, através do trabalho de horas máquinas, contribuiu para que esse projeto tomasse forma”.

No decorrer do projeto serão inclusas mais famílias que poderão ter o mesmo auxílio para a proteção de nascentes para subsistência familiar.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.