Primeira massa de ar frio do mês irá derrubar temperaturas

Setembro logo no seu começo já tem uma incursão de ar frio e que não será a última do mês. Segundo a Metsul Meteorologia, uma outra massa de ar polar deve chegar entre os dias 8 e 9, portanto na segunda metade da próxima semana. A primeira quinzena de setembro, assim, terá dois episódios de frio.

Esta incursão de ar frio não é tão forte como a mais recente que ingressou no domingo passado e que trouxe uma sequência de dias com marcas negativas no Rio Grande do Sul. A massa de ar frio que se aproxima vai derrubar mais uma vez a temperatura entre hoje e amanhã. A queda da temperatura já será sentida em diversas regiões no final do dia de hoje, quando ocorrem as mínimas do dia e a sensação será de frio.

Será neste sábado, contudo, que o resfriamento será mais generalizado no território gaúcho e tende a se acentuar. Com a chegada do ar frio, o tempo melhora em grande parte do Rio Grande do Sul amanhã, mas ainda haverá maior nebulosidade com chuva leve ou garoa no Sul e no Leste do estado, especialmente na primeira metade do dia, com melhora posterior.

O domingo deve ter tempo mais aberto no território gaúcho. A massa de ar frio vai estar associada a um centro de alta pressão que vai se deslocar da Argentina para o Rio Grande do Sul e que vai estar sobre o estado no domingo com 1.028 hPa. Por isso, as madrugadas de domingo e da segunda-feira tendem a ser as mais frias.

Embora as madrugadas de temperatura baixa, a previsão é que as tardes não repitam o frio observado nas tardes do começo desta semana, quando na maioria dos locais as máximas não superaram os 15ºC. Desta vez, pela menor potência do ar frio, as tardes vão ser mais amenas e até agradáveis sobre a presença do sol.

Mínimas negativas

A temperatura vai declinar acentuadamente com noites frias neste fim de semana e na segunda-feira no Sul do Brasil. As mínimas vão cair abaixo de 5ºC em grande número de municípios. Nas duas madrugadas mais frias, de domingo e segunda, marcas muito baixas de -3ºC a -5ºC podem ser anotadas, por exemplo, na região de São José dos Ausentes, nos Aparados. Marcas negativas são esperadas ainda em várias outras localidades serranas.

O amanhecer do domingo pode ter até 6ºC em Porto Alegre e 3ºC a 4ºC em cidades da área metropolitana. Na segunda-feira, 7ºC ou 8ºC na capital e até 3ºC ou 4ºC nos pontos mais frios da Grande Porto Alegre. A maioria dos municípios gaúchos deverá ter marcas de 2ºC a 5ºC nas duas madrugadas com marcas perto de 0ºC em várias localidades. Na segunda, embora ainda faça muito frio, são esperadas mínimas mais altas na maioria dos municípios que durante o domingo.

Informações Metsul

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.