Evento presta homenagem a basalteiros em Nova Prata

O Dia do Basalteiro é comemorado em 27 de setembro, e, neste ano, o Poder Público Municipal promoveu um evento em homenagem aos extratores de basalto de Nova Prata.

Reunindo dezenas de basalteiros e membros do Sindicato de Extratores de Basalto, no CTG Querência do Prata, além de autoridades locais e regionais, o encontro serviu para algumas explanações importantes para o setor, conduzido pelo Chefe de Gabinete, Doádi Brena.

As explanações iniciaram com o diretor do Sistema Estadual para Atração e Desenvolvimento de Atividades Produtivas – SEADAP, Gustavo Rech, na ocasião, representando do secretário de Desenvolvimento Econômico, Joel Maraschin. Falou sobre os incentivos do Estado a partir do incremento do ICMS nas empresas para possibilidade de expansão através do Fundopem/RS.

Esteve também presente o superintendente comercial do Badesul, Cézar Cardozo, que falou sobre as linhas de crédito da agência de fomento do Estado.

O secretário de Administração, Rosimar Brandalise, e também representante da EFASCE – Ente Friulano de Assistência Social e Cultural ao Imigrante, fez uma breve explanação sobre a escola de mosaico da Itália e como o município fará esse intercâmbio de conhecimentos.

Já o prefeito Alcione Grazziotin, apresentou uma espécie de relatório de sua recente viagem a Itália, das suas visitas as pedreiras, com fotos e vídeos, onde são usadas tecnologias para mecanizar e facilitar o trabalho de extração da pedra basalto, com intuito de, aos poucos, implementar nas nossas pedreiras.

Duas personalidades foram homenageadas na noite. A primeira mulher basalteira de Nova Prata, Leondina Petrikoski e o membro fundador do Sindicato dos Extratores de Basalto, Milton José Mollmann, que receberam uma placa de homenagem da vice-prefeita Sandra Zottis e do prefeito, Alcione Grazziotin, respectivamente.

O presidente do sindicato, Aldo Rui, também recebeu uma placa de homenagem dos vereadores, entregue pelo vereador Idacir Pegoraro.

O evento encerrou com uma janta de confraternização, onde os presentes tiveram a oportunidade de debater sobre os assuntos ali tratados.

Fotos: Vilson Paludo/AC

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.