Concurso Literário Mansueto Bernardi de 2022 avalia trabalhos inscritos

Na manhã desta quinta-feira, dia 29 de setembro, foram avaliados os trabalhos inscritos no Concurso Literário Mansueto Bernardi de 2022.

Na sua 20ª edição, o concurso abrangeu a modalidade conto, com o tema “Contos na Vila Bernardi”, sendo divididos em quatro categorias. Características como originalidade, correção linguística e criatividade são os critérios que os jurados analisaram.

Os jurados Delcio Agliardi, Roni Dall’Igna e Susana Pagot ficaram com a tarefa de avaliar os 436 contos inscritos no concurso, sendo 82 contos na categoria infantil, 297 na categoria juvenil, 36 na categoria adulto e 21 na categoria maturidade. Os vencedores serão divulgados na próxima segunda-feira, dia 03 de outubro e a premiação acontecerá no dia 10 de novembro.
Desde a sua primeira edição em 1994, o Concurso Literário Mansueto Bernardi tem como objetivo revelar obras inéditas de autores, independente de terem ou não, vínculo com o município de Veranópolis. A realização é da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, por meio da Biblioteca Pública Mansueto Bernardi.

  • Conheça um pouco mais sobre os jurados:

Delcio Agliardi, professor na Universidade de Caxias do Sul e escritor, autor de obras em prosa e verso. Tem doutorado em Letras e mestrado em Educação. É graduado em Filosofia e Letras. Foi patrono da 35ª Feira do Livro de Caxias do Sul. Participa de diversas antologias de poesia. Recebeu prêmios e distinções em Literatura. Atua em projetos e programas de formação de leitores e educação literária.

Roni Dall’Igna, natural de Guaporé, é formado em Letras e pós-graduado em Literatura infanto-juvenil. Foi professor estadual de língua portuguesa e de literatura por 34 anos. Leitor voraz, poeta, escritor, pesquisador, tradutor, revisor de livros e biógrafo, trabalhou como redator e revisor no Jornal Regional. Já publicou livro de contos infantis, poemas, poesias, além realizar trabalhos com provérbios vênetos, e dicionários. Nos últimos anos vem trabalhando com documentos históricos. Foi Patrono da 30ª Feira do Livro de Bento Gonçalves em 2015.

Suzana Pagot, natural de Caxias do Sul, é escritora, poeta e professora. Dra. em Licenciatura, Mestre em Letras e Cultura Regional. Publica resenhas e artigos acadêmicos em livros, periódicos nacionais e internacionais. Professora por duas décadas na Universidade de Caxias do Sul, dedica-se atualmente à escrita criativa, à análise crítica da escrita de textos literários e à produção literária. Publicou em poesia os livros “Lugares que esperam” e a coletânea “Poeticoia”; na prosa a coletânea de contos e crônicas junto com outros autores chamada “Tiro de Letra”.

Fotos: Leticia Fracasso

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.