Chuva será frequente no Sul do Brasil nesta semana, segundo a Metsul

Chuva será frequente no Sul do Brasil nesta semana, antecipa a MetSul Meteorologia. Apesar de a tendência ser de precipitação em quase todos ou mesmo em todos os dias da semana no Sul do país, nem todas as áreas da região terão uma semana chuvosa. A instabilidade deverá afetar mais Santa Catarina e o Paraná nesta primeira metade da semana e mais o Rio Grande do Sul no seu final.

Os mapas mostram a projeção de chuva diária do modelo meteorológico Icon para o Sul do Brasil hoje, amanhã, quarta, quinta, na sexta e no sábado. É possível ver com clareza que a instabilidade hoje afeta mais os estados catarinense e paranaense enquanto amanhã tende a ser mais generalizada, atingindo diversas cidades gaúchas. Na quarta, a chuva volta a se concentrar mais entre o Norte gaúcho e o Paraná.

A quinta-feira deve ser o dia da semana com menor registro de precipitação no Sul do Brasil com a esmagadora maioria dos municípios da região tendo o predomínio do tempo seco e a presença do sol. Algumas áreas costeiras do Paraná podem ter registro de chuva ou garoa. Na sexta, um centro de baixa pressão atua enquanto uma frente fria começa a ingressar mais ao Sul da região, o que deve trazer chuva novamente para muitas áreas.

A semana terminará com a atuação de uma frente fria que deve trazer chuva mais generalizada no Rio Grande do Sul e que vai alcançar também áreas de Santa Catarina e do Paraná. O sistema frontal avança na retaguarda de uma nova massa de ar frio, mas que não será forte como as duas últimas e trará queda mais modesta da temperatura no próximo fim de semana.

Na sexta, precedendo a frente, há risco de chuva localmente forte e de temporais por conta de uma área de baixa pressão no Rio Grande do Sul. Os dados indicam que a instabilidade vai se dar com a atmosfera aquecida, com temperatura em 850 hPa (nível de 1.500 metros) perto ou acima de 20ºC e ainda com valores baixos de pressão atmosférica em superfície, o que sugere um alto risco de pancadas fortes a torrenciais com trovoadas e probabilidade de granizo.

QUAIS AS PREVISÕES DE VOLUMES DE CHUVA

Os maiores volumes de chuva nesta semana devem se dar entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e o Paraná, conforme a maioria dos modelos numéricos analisados pela MetSul. Muitas áreas devem ter acumulados de chuva entre 50 mm e 100 mm nesta semana com marcas até acima de 100 mm de forma muito pontual.

Nesta primeira metade da semana, entre hoje e quarta-feira, os maiores volumes de chuva vão ocorrer em Santa Catarina e no Paraná, mas, particularmente, no território paranaense. O mapa abaixo mostra a projeção de chuva para 72 horas, até 21h de quarta-feira, do modelo WRF de alta resolução da MetSul com marcas mais altas de chuva no Leste paranaense, onde em alguns pontos as precipitações podem ficar perto ou acima de 100 mm.

A cidade de Curitiba deve ter tempo instável entre hoje e quarta-feira com abundante cobertura de nuvens e chuva frequente. As precipitações em alguns momentos podem ser moderadas a fortes, especialmente nesta terça. Entre quinta e sexta, o tempo fica mais firme na cidade antes do retorno da chuva no sábado.

Em Porto Alegre, tempo firme nesta segunda. Na terça, sol e aumento de nebulosidade com chance de chuva passageira. Na quarta, no começo do dia, não se pode descartar ainda chuva na capital gaúcha, mas depois o tempo melhora com sol. Na quinta, o sol predomina na cidade. Ocorre que na sexta-feira o tempo se instabiliza em Porto Alegre com chuva e que vai seguir até parte do sábado. Chove muito pouco entre terça e quarta na capital gaúcha com os volumes mais altos entre sexta e sábado, quando não se descarta chuva por vezes moderada a forte.

Receba as notícias da Studio via WhatsApp

Receba as notícias da Studio via Telegram

A Rádio Studio não se responsabiliza pelo uso indevido dos comentários para quaisquer que sejam os fins, feito por qualquer usuário, sendo de inteira responsabilidade desse as eventuais lesões a direito próprio ou de terceiros, causadas ou não por este uso inadequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Podemos exibir anúncios para você?

Parece que você está usando um bloqueador. A exibição de conteúdo publicitário contribui para fazer a informação chegar a você, de forma fácil e gratuita. Por favor, libere a exibição de anúncios para liberar a visualização da notícia.