28 mulheres são beneficiadas pelo Programa de Planejamento Familiar em Nova Prata

Na manhã da quinta-feira, 01, na UBS Central, realizou-se procedimento para colocação de implante contraceptivo em 28 mulheres, usuárias das ESF São João Bosco e São Cristóvão, São Peregrino e UBS Central. Ao todo 88 mulheres já receberam o implante desde a implementação do Programa Planejamento Familiar em dezembro de 2021.

O procedimento foi realizado pela Equipe de Planejamento Familiar composta pelo Dr. Renato Mantovani, pela enfermeira Anne Lise Borstmann Hansen e pela assistente social Walquíria dos Santos.
O implante é um contraceptivo de longa duração colocado embaixo da pele da mulher. Após 10 dias ele estará 100% em funcionamento, ajudando a paciente a decidir quando e quantos filhos quer ter durante três anos, tempo da sua durabilidade, evitando assim, o perigo de esquecer de tomar o tradicional anticoncepcional diário ou a injeção mensal.

As mulheres interessadas, devem entrar em contato com sua Unidade de Saúde de referência para cadastro e realização de exames necessários para a colocação do implante.

EFEITOS COLATERAIS

Como na injeção a paciente poderá sangrar um pouquinho todos os dias por seis meses. É normal! De cada 10, uma vai acontecer isso. Há padrões de menstruação: de cada 10, seis ficam sem menstruar. Três delas menstruam periodicamente e uma acaba tendo sangramento por seis meses, o que não diminui a eficácia do remédio.

ALTERAÇÕES DO PESO

Não engorda. 3 % das mulheres terão aumento do apetite e 3% terão diminuição.

CONTRAINDICAÇÃO

As mulheres que não podem usar o implante subcutâneo são aquelas que fazem tratamento para tuberculose, aquelas que tomam medicação antiepiléptica e mulheres que tiveram AVC, infarto ou trombose.

Fotos: Vilson Paludo/AC

Sair da versão mobile